Em coletiva na última sexta-feira (1º), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo técnico da Seleção Feminina: Arthur Elias. Depois do anúncio, o treinador fez sua primeira convocação, visando a data Fifa de setembro.
Arthur Elias, de 42 anos, vem de um trabalho de cinco anos na equipe feminina do Corinthians, clube pelo qual conquistou quatro campeonatos brasileiros (2018, 2020, 2021 e 2022), três Libertadores (2017, 2019 e 2021), três campeonatos paulistas (2019, 2020 e 2021) e muitas outras conquistas em competições de menor escalação.
Durante a coletiva, o técnico confirmou que não deixará o Corinthians de imediato, uma vez que a equipe paulista ainda disputará a Copa Libertadores Feminina nesta temporada, o que pode representar mais uma conquista no currículo de Arthur. Além disso, as Brabas estão na semifinal do Campeonato Brasileiro, tendo vencido o Santos no jogo de ida por 3 a 0, assim, basicamente, cravando a vaga na decisão da liga.
Neste primeiro momento, Arthur também confirmou para a sua comissão técnica três profissionais que trabalham com ele no Corinthians: o preparador físico Marcelo Rossetti, o treinador de goleiras Edson Júnior e a nutricionista Tiemi Saito. O contrato do treinador, inicialmente, vai até o fim da Copa do Mundo Feminina de 2027, que ainda não tem sede definida.
O primeiro compromisso de Arthur Elias será os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e ele assume o cargo tendo nesse torneio sua prioridade. Sendo assim, o novo treinador fez sua primeira convocação já na última sexta-feira, de forma um pouco surpreendente. Sem jogos marcados para a próxima data Fifa, as 30 jogadoras convocadas farão um período de treinos na Granja Comary entre os dias 18 e 26 de setembro.
Novidades na Seleção Sub-20
Treinadora do Red Bull Bragantino, que conquistou a Série A2 do Brasileirão Feminino na última temporada, Rosana será a nova comandante da Seleção Feminina Sub-20. A nova treinadora do grupo que há alguns meses conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo da categoria também tem uma grande história enquanto jogadora da Canarinho, tendo conquistado o Pan-Americano de 2007 e estando presente no vice-campeonato Mundial naquele mesmo ano.
Rosana substitui o ex-treinador Jonas Urias que deixou o comando da equipe sub-20 na última semana. Urias comandou a Seleção ao título do Sul-Americano Sub-20 e ao bronze na Copa do Mundo da categoria, mas acabou sendo desligado do cargo na tentativa da CBF de reformular o departamento de futebol feminino da entidade.
As seleções sub-15 e sub-17 seguem sob comando de Simone Jatobá, que esteve presente no anúncio dos novos treinados das categorias de idade superiores.