O Avô do Barça é um personagem criado pelo cartunista Valentí Castanys para a revista Xut em 1924. O simpático velhinho ganhou popularidade e se tornou um dos símbolos do Barcelona, com estátua e representação humana, sendo reconhecido como mascote do clube.
Mesmo com o fechamento da revista Xut em 1936, Castanys continuou a desenhar o Avô do Barça até a sua morte em 1965. Sete anos depois, o Barcelona encomendou uma estátua a Josep Viladomat para o jardim do histórico Casarão de La Masia.
Já no Troféu Joan Gamper de 1984, disputado contra Boca Juniors e Bayern de Munique no Camp Nou, um torcedor chamado Joan Casals foi confundido com um dos maiores símbolos do clube, o Avô do Barça. Na época, ele tinha 51 anos e estava com uma camisa de 1974, quando jogava Cruyff. Em 2007, foi reconhecido como representante oficial do clube.
“A família do criador me agradeceu por ter dado vida ao Avô do Barça e também fui reconhecido pelo próprio clube. Resumindo, as pessoas fizeram de mim o avô do Barça”, contou Casals à revista La Clau em 2017.
Desde 2019, Joan Casals não faz aparições públicas e seu estado de saúde não é divulgado. Atualmente, o Barcelona não faz uso do mascote.