Posição
Gianluca Busio costuma atuar como meio-campo, porém dentro da posição consegue exercer mais de uma função, o que já impressiona devido a pouca idade do atleta (18 anos). Sendo assim, o camisa 10 do Sporting Kansas City, já jogou como meia-defensivo à frente da zaga, podendo também atuar como um meia-atacante ou como um box-to-box.
Movimentos sem bola
Busio é um jogador com um porte físico esguio, embora seja diferente do padrão de meio campistas da MLS, com seus 1,70cm de altura e sessenta e cinco quilos, ele consegue ser um jogador de boa movimentação e com bom desempenho quando o quesito é velocidade.
Sendo um meia que que não opta por sair da pressão na imposição física, Busio utiliza da sua velocidade e seus domínios orientados, que facilitam sua vida em campo quando é pressionado. Afinal, o jovem meia sabe muito bem quais movimentos fazer no campo, como nesse lance onde ele desce para próximo dos volantes e ajuda a criar espaços para facilitar a saída de bola do SKC.
Passe e participações no terço final
Como relatado acima no texto, Gianluca é um jogador versátil e que participa em variadas fases do jogo com destaque, mas que, especificamente no ataque, tem sido importante no funcionamento da engrenagem.
Visto que na temporada 2020, com apenas 17 anos, Busio teve alguns números bastante animadores, apresentando 193 passes certos no terço final, 22 passes decisivos e 4 assistências no total; tendo marcado, ainda, dois gols.
E um outro número que reforça o 2020 “assustador” de Gianluca Busio, foram os 65,67% de eficácia em lançamentos longos, reforçando a qualidade de passe que o meia possui.
Contribuições defensivas
Já nas contribuições defensivas, Busio tem sido peça vital na equipe do SKC, afinal ele tem uma ótima capacidade para interceptar jogadas, que aliada a seu bom passe é arma forte para iniciar jogadas de contra-ataque.
Com excelente leitura de jogo, ele consegue mapear onde os jogadores adversários vão tocar a bola e se antecipa fechando a linha de passe, ou até mesmo interceptando a bola. Desta forma, só na temporada de 2020 foram 43 desarmes, 22 interceptações e 7 cortes. E dado o seu seu porte físico esbelto, o atleta consegue se movimentar com velocidade na direção onde os jogadores podem passar a bola, ajudando a encurralar os adversários e forçar o erro.
Conclusão
Enfim, a Major League Soccer caminha para ser uma liga que exporta bons nomes para o futebol europeu, assim como Alphonso Davies (Bayern de Munique), Brenden Aaronson (RB Salzburg) e etc. Gianluca parece ser o próximo atleta formado na MLS a dar um salto na carreira rumo ao Velho Continente.
Tendo um passaporte italiano e algumas sondagens de clubes da Série A, não será surpresa caso Busio siga caminho rumo a Itália. Por fim, fato é que o atleta mostra ter ferramentas bastante animadoras para um futuro próspero na elite do futebol mundial.