Boca Juniors x Palmeiras se enfrentam nesta sexta-feira (28), às 19h (horário de Brasília), pela grande final da Copa Libertadores da América Feminina 2022. Ambos os lados vão em busca de um título inédito, sendo assim, trazendo ainda competitividade para o jogo que, desde já, ficará marcado na história do futebol feminino sul-americano.
Prováveis escalações
Boca Juniors
Com a decisão diante do Palmeiras, a equipe argentina terá enfrentado todas as equipes brasileiras que estavam na competição. Em confronto válido pelo grupo C, Boca e Ferroviária empataram em 2-2. Já na fase seguinte, quartas de final, as argentinas eliminaram o Corinthians ao vencerem a partida por 2-1.
Na última partida, acabou empatando em 1-1 com o Deportivo Cali. Logo, decidindo a vaga na final nas penalidades, em que o Boca foi muito bem, acertando as três cobranças que precisaram bater e com Oliveiros agarrando o último pênalti do Deportivo e garantindo a classificação das argentinas.
Mais uma vez, o Boca demonstrou certa fragilidade defensiva, sofrendo gols. Mas também reforçou que não se entrega e, mesmo saindo atrás no placar, conseguiu o empate. Logo, sem espaço para muitas mudanças a expectativa é que o time titular desta sexta-feira seja o mais parecido possível com aquele que entrou em campo na terça-feira (25). Não apenas em termos de jogadoras, mas também em termos de postura — algo que ficou muito evidente durante toda a campanha da equipe argentina. Mesmo não sendo, por vezes, favoritas, souberam jogar de acordo com as adversárias e adaptar seu esquema às necessidades do jogo. Agora, contra muitas apostas, estão na final.
Provável escalação (4-5-1): Oliveros; Dos Santos, Mayorga, Sachs e Navarrete; Rodríguez, Gómez, Preininger, Huber e Priori; Nuñez. Treinador: Jorge Martínez.
Palmeiras
Até aqui, as Palestrinas sustentam uma campanha perfeita, com 100% de aproveitamento. Além disso, são apenas dois gols sofridos e 15 marcados. Consistência em ambos os lados do campo, que foram essenciais para o caminho até a final.
Na partida contra o América de Cali, pela semifinal, o domínio alviverde foi amplo, mesmo com a vitória por apenas 1-0. Agora, apenas a vitória interessa para conquistar o título inédito e, de forma ainda mais especial, de forma invicta. Ricardo Belli não deve realizar grandes mudanças na equipe titular, apesar dos poucos dias de recuperação entre a semifinal e a decisão.
Mais ainda, o treinador Palestrino tem boas opções no banco, que o dão profundidade e possibilidades de mudança em eventuais casos de necessidade. Além disso, Ary Borges atuando como coringa pode ser uma boa surpresa diante do Boca nesta final, com a camisa 8 do Palmeiras tendo mais liberdade no ataque, eventualmente, atuando como falsa 9.
Provável escalação (3-5-2): Jully; Katrine, Julia Bianchi e Poliana; Camilinha, Duda Santos, Ary Borges, Andressinha e Bruna Calderan; Byanca Brasil e Bia Zaneratto
Retrospecto Boca Juniors x Palmeiras
Muito mais do que a possibilidade de um título inédito para uma das equipes, a decisão desta edição da Libertadores Feminina representará a primeira partida entre a equipe argentina e a equipe brasileira.
Onde assistir: Boca Juniors x Palmeiras
A final da Libertadores Feminina terá transmissão ao vivo no SporTV (TV por assinatura), na PLUTO TV (serviço de streaming) e no Facebook Watch (redes sociais da CONMEBOL). Além desses veículos, a Rede Globo estuda fazer a transmissão da partida na TV aberta, porém, a decisão ainda não foi acertada.
Ficha técnica
- Jogo: Boca Juniors x Palmeiras
- Competição: Libertadores Feminina – Final
- Estádio: Estádio Rodrigo Paz Delgado – Guayaquil, Equador
- Horário: 19h (horário de Brasília)