Neste sábado (21), às 20h30 (horário de Brasília), Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Estádio Olímpico Pascual Guerrero para realizar a decisão da Copa Libertadores Feminina de 2023. Além do peso da decisão e de uma rivalidade histórica, as equipes são as últimas campeãs do torneio com as Palestrinas tendo conquistado seu primeiro título continental na última temporada (2022) e as brabas tendo conquistado no ano anterior (2021) seu terceiro título da Libertadores.
Esta é a segunda vez em que a final da Libertadores Feminina será composta por dois times brasileiros. Em 2019, Corinthians e Ferroviária protagonizaram mais um clássico paulista na final em que as Brabas saíram com o título ao superarem as Guerreiras Grenás por 2 a 0.
Palmeiras
As Palestrinas são as atuais campeãs do torneio e querem se manter como as melhores da América. A equipe fez uma excelente campanha, que evidenciou a ofensividade do ataque, que pode vir fazer a diferença na busca pela conquista do segundo título consecutivo.
O Palmeiras conquistou os nove pontos possíveis na fase de grupos, batendo o Atlético Nacional, o Barcelona de Guayaquil e o Caracas. Foram 15 gols marcados e três sofridos na primeira fase da competição. Nas quartas de final, o time comandado por Ricardo Belli não teve problemas para passar pelo Olimpia, batendo a equipe paraguaia por 6 a a 0 e, na semifinal, mais uma vitória elástica por 3 a 0 sobre o Atlético Nacional.
Durante o jogo da semifinal, a meia Andressinha acabou sofrendo uma ruptura no ligamento cruzado anterior e é o único desfalque confirmado do Palmeiras para a grande decisão.
Provável escalação: Amanda, Bruna Calderan, Poliana, Flávio Mota e Katrine (Juliete); Sâmia Pryscila (Rosa Miño), Lorena Benítez, Yamila Rodríguez e Duda Santos; Bia Zaneratto e Amanda Gutierres.
Corinthians
As Brabas chegam para tentar conquistar o tetracampeonato, após vencerem a Libertadores em 2017, 2019 e 2021. Em todas essas conquistas Arthur Elias esteve no comando da equipe, com esta edição da competição continental representando um marco pois será a última competição do técnico à frente do time.
O Corinthians chega para a final após passar da fase de grupos com 100% de aproveitamento, batendo Colo-Colo, Sportivo Limpeño e Always Ready, marcando 12 gols e não tendo sua defesa vazada no processo. Nas quartas de final, as Brabas superaram o América de Cali por 4 a 0 antes de enfrentarem o Internacional na fase seguinte.
Vic Albuquerque marcou com a partida a 10 minutos do fim para deixar tudo igual contra o Inter. Com o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a vaga na decisão foi confirmada na cobrança de penalidades, vencida pelo Corinthians por 4 a 3. Para o Derby Paulista mais importante do ano, as Brabas não têm desfalques confirmados.
Provável escalação: Lelê, Kati, Tarciane, Mariza e Yasmin; Luana, Tamires e Duda Sampaio e Gabi Zanotti; Jaque, Gabi Portilho e Vic Albuquerque (Jheniffer).
Retrospecto Palmeiras x Corinthians
Embora o duelo entre as Palestinas e as Brabas carregue certo ineditismo, uma vez que é a primeira vez que o Derby Paulista acontece em uma decisão de Libertadores, o confronto carrega muitas histórias desde a reativação da equipe feminina Alviverde em 2019. Desde então, são 16 partidas disputadas com nove vitórias do Corinthians, duas vitórias do Palmeiras e outros cinco jogos terminando com a igualdade no placar.
Onde assistir Palmeiras x Corinthians?
Depois da Globo desistir de fazer a transmissão da decisão na TV aberta, a grande final da Libertadores Feminina entre Palmeiras e Corinthians terá transmissão apenas na TV por assinatura (SporTV e BandSports) e no streaming (Pluto TV, Canal GOAT, Meu Timão e Nosso Palestra).
Ficha técnica
- Jogo: Palmeiras x Corinthians
- Competição: Copa Libertadores Feminina – Final
- Estádio: Estádio Olímpico Pascual Guerrero – Santiago de Cali, Colômbia
- Horário: 20h30 (Horário de Brasília)