Na tarde deste sábado (04), em confronto que decide o título da Libertadores da América, Boca Juniors x Fluminense duelam às 17h (horário de Brasília) no Estádio Maracanã. Enquanto o Tricolor Carioca vive a expectativa de vencer seu primeiro título internacional, reconhecido pela FIFA, a equipe argentina, vai em busca de igualar o rival nacional, Independiente, com sete títulos da Libertadores, entrando no palanque de maiores vencedores da competição.
A partida, diferentes das demais fases, caso tenha empate irá para a prorrogação. Se o empate permanecer, a decisão será definida nos pênaltis.
Boca Juniors
Após vencer o título do Campeonato Argentino na temporada passada, o Boca Juniors garantiu a classificação de forma direta para a Conmebol Libertadores. No sorteio, os “Xeneizes”, caíram no Grupo F, juntamente com Deportivo Pereira (Colômbia), Monagas (Venezuela) e o Colo-Colo (Chile). Com 13 pontos conquistados em 18 possíveis, o Boca se classificou como líder da chave.
Mata-Mata:
Já nas fases “mata-matas” da Libertadores, o Boca Juniors se garantiu em disputas de pênaltis para ir se classificando. Nas oitavas de final, o adversário foi o tradicional, Nacional do Uruguai, que em duas partidas muito equilibradas com igualdade no placar, os “Bosteros” levaram a melhor no que seria o primeiro confronto de penalidades da saga até a final. Pelas quartas de final, o oponente foi o Racing. Em dois confrontos sem balançar a rede, o goleiro Romero foi o grande destaque defendendo duas penalidades e garantindo a classificação do clube.
Classificado, o Boca Juniors enfrentou o Palmeiras pela semifinal da Libertadores. A equipe paulista era tida como favorita, visto que conquistou os seus últimos dois títulos da competição há menos de cinco anos (2020,2021). No primeiro confronto, na Bombonera, o Boca segurou o Palmeiras e garantiu mais um empate no mata-mata. Ainda que seja um resultado tratado de forma negativa, a equipe argentina demonstrou que sabia como atuar sem a bola, e fez valer disso no segundo jogo. Com gol de Cavani e Piquerez, as equipes empataram e foram para os pênaltis. O terceiro em três fases para o Boca Juniors. Mais uma vez, Romero foi o grande destaque defendendo os pênaltis de Raphael Veiga e Gustavo Gomez. Os “Xeneizes”, enfim, chegaram a final da Libertadores.
O Boca Juniors para a final:
Apesar da má fase vivida nos campeonatos nacionais, o Boca apesar de ocupar a décima colocação, vem com a moral elevada para o Rio de Janeiro. Acompanhados por cerca de 100 mil torcedores, a delegação desembarcou no Brasil nesta quarta-feira (01).
O técnico Jorge Almirón terá desfalques para a grande final. Suspenso, o capitão Rojo e o atacante Zeballos, lesionado, não poderão atuar.
O provável time do Boca Juniors tem: Sergio Romero; Advíncula, Figal, Valentini, Fabra; Medina, Pol Fernández, Equi Fernández, Barco; Merentiel e Cavani.
Fluminense
Após ótima campanha no Campeonato Brasileiro na temporada passada, o Fluminense garantiu o terceiro lugar e a classificação direta para a Conmebol Libertadores. No sorteio, os Tricolores caíram no Grupo D juntamente com River Plate (Argentina), The Strongest (Bolívia) e o Sporting Crystal (Peru). Com 10 pontos conquistados, o Flu se classificou como primeiro colocado.
Mata-Mata:
Na fase eliminatória da competição, o Fluminense iniciou enfrentando o Argentinos Juniors. Em confronto extremamente intenso pelas oitavas de final, lances marcantes como a expulsão do Marcelo ficarão na memória do torcedor, a equipe carioca arrumou o empate sofrido no final e decidiu a vaga no Rio de Janeiro com gols de John Kennedy e Samuel Xavier. Nas quartas de final, o adversário foi o Olímpia. Com duas vitórias convincentes, tanto no Brasil quanto no Paraguai, a equipe de Fernando Diniz, empolgava sua torcida.
Na semifinal, o oponente era conterrâneo. O Fluminense enfrentou o Internacional em dois confrontos emocionantes. No Rio de Janeiro, o Inter com um a mais parecia controlar o jogo, com a vitória já praticamente selada, German Cano empatou nos minutos finais. Já no Beira Rio, apesar de sair ganhando com gol de Mercado, o Colorado não parava de perder chances claras de gol. Até que aos 36 minutos, John Kennedy empatou para o Tricolor e após 5 minutos, Cano conseguiu o gol da classificação.
O Fluminense para a final:
Assim como o adversário argentino, o Fluminense chega em baixa no Campeonato Brasileiro. Nos últimos seis confrontos, foram quatro derrotas para o Tricolor. A equipe ocupa a oitava colocação com 45 pontos. Para a final, a torcida preparou uma grande festa com 20 mil bandeirinhas, faixas de tnt e mais surpresas.
Fernando Diniz não terá problemas para a escalação e deve ir com força máxima.
O provável time do Fluminense tem: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo. André e Ganso; Jhon Arias, Keno, John Kennedy e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Retrospecto Boca Juniors x Fluminense
Em seis jogos entre Boca Juniors x Fluminense, o equilíbrio reina no duelo. São duas vitórias para cada lado e dois empates.
Onde assistir Boca Juniors x Fluminense
O jogo entre Boca Juniors e Fluminense será transmitido pela TV Globo e pela ESPN.
Ficha técnica
- Boca Juniors x Fluminense
- Competição: Copa Conmebol Libertadores
- Estádio: Estádio Maracanã (RJ)
- Horário: 17h (Horário de Brasília)
Arbitragem para Boca Juniors x Fluminense
- Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
- Assistente 1: Alexander Guzman (Colômbia)
- Assistente 2: Dionisio Ruiz (Colômbia)
- VAR: Juan Lara (Chile)