Depois de empatar com o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro, o Atlético vai à Venezuela para a estreia na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (04), o alvinegro visita o Caracas, adversário inédito em sua história, pelo grupo G, enquanto Rosario Central e Peñarol duelam na Argentina. No Estádio Olímpico de la UCV, o Galo fará a sua segunda partida após a chegada de Gabriel Milito. El Rojo, por sua vez, anunciou a contratação de Henry Meléndez, de 39 anos, substituto de Leonardo González. O novo treinador terá quatro dias de preparação para o confronto.
Caracas
O Caracas vive um momento de grande instabilidade na temporada. A oito jogos sem vencer, a diretoria do clube decidiu demitir Leonardo González, que estava no cargo desde o fim de 2022. Para o seu lugar, El Rojo anunciou o jovem Henry Meléndez, que havia passado pela categoria de base da equipe. O comandante terá como referências o goleiro Wuilker Fariñez, que defende a seleção nacional e estava no futebol europeu, além do meia e camisa 10, Anderson Contreras.
Provável escalação do Caracas: Wuilker Fariñez; Luis Casiani Zúñiga, Francisco La Mantia, Bianneider Tamayo e Renné Rivas; Vicente Rodríguez, Miguel Vegas, Ender Echenique e Danny Pérez (Anderson Contreras); Edwuin Pernía e Yeison Mena.
Atlético
Após um ótimo primeiro tempo na final do Estadual, o Atlético permitiu o empate do maior rival na segunda etapa e deixou a Arena MRV com uma sensação de derrota no último sábado (30). Apesar disso, a esperança voltou à Cidade do Galo, que acredita no trabalho de Gabriel Milito para superar um adversário que tem incomodado a Massa. Nas últimas três temporadas, o alvinegro foi eliminado da Libertadores pelo Palmeiras, tendo alcançado a semifinal em 2021, as quartas-de-final em 2022 e as oitavas-de-final em 2023. Conquistar a competição continental é o grande objetivo da SAF.
Para a estreia, o alvinegro não terá o seu técnico à beira do campo. Milito cumpre suspensão por cartão recebido em 2023, enquanto ainda treinava o Argentinos Jrs. O lateral-esquerdo Rubens, com uma fratura na mão, o meio-campista Edenilson, com luxação no cotovelo, e o atacante Brahian Palacios, que tem uma lesão muscular na coxa, foram vetados pelo Departamento Médico. Alan Kardec não foi relacionado e permanece em Belo Horizonte.
Provável escalação do Atlético: Everson; Bruno Fuchs, Jemerson e Maurício Lemos (Rômulo); Renzo Saravia, Rodrigo Battaglia, Igor Gomes, Matías Zaracho e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk.
Retrospecto contra venezuelanos
Atlético e Caracas se enfrentarão pela primeira vez, entretanto, o clube mineiro conta com ótimo histórico contra equipes venezuelanas. São dez confrontos ao todo, com oito vitórias e dois empates. O último, contra o Carabobo na Libertadores 2023, terminou em vitória por 3×1, com gols de Hulk, Paulinho e Edenilson.
Onde assistir Caracas x Atlético?
A partida terá transmissão da ESPN na TV fechada e do serviço de streaming, Star+.
Ficha técnica
- Caracas x Atlético.
- Competição: fase de grupos da Copa Libertadores.
- Estádio: Estádio Olímpico de la UCV.
- Horário: 19h (horário de Brasília).
Arbitragem
- Árbitro: Jhon Ospina (COL).
- Assistente 1: Jhon Leon (COL).
- Assistente 2: Miguel Roldán (COL).
- Quarto Árbitro: Carlos Betancur (COL).
- Árbitro VAR: Nicolas Gallo (COL).