Veja quais clubes estão classificados para a próxima fase da Copa Libertadores da América 2023

Competição contou com 7 equipes na fase de grupos

Com a conclusão da fase de grupos da Copa Libertadores, os clubes brasileiros tiveram suas campanhas concluídas na competição e agora começarão a disputa das oitavas de final do campeonato.

Confira abaixo a campanha de cada equipe brasileira na Libertadores 2023:

Flamengo

Foto: Getty Images

Atual campeão da competição e no grupo A da Libertadores, o rubro-negro carioca não começou a Libertadores bem por conta de uma derrota de virada contra o estreante Aucas do Equador ainda sob comando do técnico Vitor Pereira.

Após a derrota, o Flamengo venceu o Ñublense por 2 x 0 na segunda rodada, mas teve uma sequencia de 2 empates contra Ñublense e Racing até conseguir voltar a vencer contra o Racing na 5ª rodada por 2 x 1.

Na segunda posição, o rubro-negro carioca goleou a equipe do Aucas por 4 x 0 na última rodada, mas não conquistou a liderança pela equipe argentina do Racing conseguir vencer o Ñublense.

Internacional

Foto: Getty Images

Atuando pelo grupo B da Libertadores, a equipe do Colorado iniciou sua trajetória no campeonato com um empate em 1 x 1 contra o Independiente Medellín.

Com uma montanha russa de vitória na segunda rodada contra o Metropolitanos, depois novo empate contra o Nacional do Uruguai na terceira rodada e depois nova vitória contra o Metropolitanos na quarta rodada, o Inter seguiu a competição com mais um empate contra o Nacional e finalizou a fase de grupos com uma vitória contra o Independiente Medellín por 3 x 1.

Com 12 pontos e invicto na competição, o Internacional passou para a próxima fase da competição na primeira posição a frente do Nacional com 11 pontos.

Palmeiras

Foto: Getty Images

No grupo C, a equipe do Palmeiras iniciou a competição com uma péssima derrota fora de casa para o Bolívar por 3 x 1.

Após derrota, a equipe do técnico Abel Ferreira venceu todos os jogos restantes da fase de grupos e conquistou a primeira posição do grupo com 15 pontos a frente do Bolívar que terminou em segundo colocado no grupo.

Fluminense

Foto: Getty Images

No grupo D, o Fluminense acabou tendo que enfrentar o grupo considerado por muitos o “grupo da morte” da Libertadores.

Com um início perfeito de 3 vitórias seguidas, a equipe carioca tomou a liderança do grupo e ainda conseguiu aplicar em uma dessas vitórias uma goleada histórica de 5 x 1 em cima da equipe argentina do River Plate.

Com uma queda de produção na temporada, o Fluminense perdeu as rodadas 4 e 5 para o The Strongest e River Plate, ambos jogos fora de casa, e empatou em 1 x 1 contra o Sporting Cristal.

Apesar da má atuação nos jogos de volta da fase de grupos, o Fluminense ainda garantiu a primeira posição do grupo a frente do River Plate que também terminou com 10 pontos, contudo perde no saldo de gols para a equipe brasileira.

Corinthians

Foto: Getty Images

No grupo E, o Corinthians começou bem sua caminhada pela Libertadores com uma vitória sobre o Liverpool do Uruguai por 3 x 0, porém foi derrotado por Argentino Jrs. e Independiente Del Valle nas rodadas 2 e 3.

Já pressionado a poder não conseguir se classificar para a próxima fase, o Corinthians empatou com o Argentino Jrs. pela 4ª rodada do campeonato e sofreu uma derrota de 3 x 0 para o Independiente Del Valle  na 5ª rodada que valeu para tirar qualquer chance de classificação para a próxima fase da Libertadores.

Restando somente uma vaga para a próxima fase da Copa Sul-Americana, o Corinthians venceu a equipe do Liverpool novamente pelo placar de 3 x 0 e garantiu a vaga para competição.

Athletico Paranaense

Foto: Getty Images

Pelo grupo G, o Athletico Paranaense dividiu o grupo com o Atlético Mineiro contra as equipes de Libertad e Alianza Lima e com um empate decepcionante de 0 x 0 na primeira rodada, o Athletico na época comandado pelo técnico Paulo Turra se recuperou na competição com duas vitórias seguidas em cima do Atlético Mineiro e Libertad.

Pela 4ª rodada, o Athletico perdeu para o Galo fora de casa e voltou a vencer as equipes do Libertad e Alianza Lima no campeonato.

Com 13 pontos, o Athletico Paranaense foi o líder do grupo G e vai ocupar o pote 1 no sorteio da Libertadores.

Atlético Mineiro

Foto: Getty Images

Também no grupo G, o Galo passou por duas derrotas seguidas no início do grupo para Libertad e Athletico PR. Após as derrotas, o Atlético venceu 3 partidas seguidas na competição e na última rodada precisou somente empatar com o Libertad para garantir a segunda vaga para a fase mata-mata da competição.

Com 10 pontos, o Atlético Mineiro fez a pior campanha de um brasileiro classificado para a próxima fase da atual edição da Libertadores.

você pode gostar também