A estreia do Flamengo na Libertadores não foi como o esperado. Em um jogo bem abaixo do time carioca, o Rubro-Negro ficou no empate contra o Millionarios-COL, no Estádio El Campín, em Bogotá, nesta terça-feira (2). Pedro abriu o placar de pênalti, já na etapa final, mas Daniel Ruiz deixou tudo igual na parte final do jogo. O Millionarios ainda ficou com um a menos quando Larry Vasquez foi expulso após cometer pênalti em Arrascaeta. As duas equipes lideram momentaneamente o grupo E da Libertadores. Palestino-CHI e Bolívar-BOL, as outras duas equipes da chave, se enfrentam em Rancagua na quinta-feira (4).
Primeiro tempo
O Flamengo tentou se impor e ignorar a altitude e chegou muito perto de abrir o placar aos quatro minutos. Éverton Cebolinha inverteu o jogo na direção de Bruno Henrique pela direita, que escorou pra Viña, mas o lateral esquerdo, completamente livre dentro da área, bateu mal com o pé direito e desperdiçou uma grande chance jogando a bola por cima do gol. Aos 12, Arrascaeta fez boa jogada, mas acabou desarmado dentro da área. A bola sobrou pra Bruno Henrique, que bateu cruzado e obrigou grande defesa de Montero.
A primeira chegada de mais perigo do time da casa saiu aos 17 minutos. Depois de um escanteio pelo lado direito, a bola cruzou toda a área e chegou a Castro, que tentou de cabeça, mas a bola encobriu o gol de Rossi. Aos 22, o atacante do Millionarios apareceu novamente. Silva recebeu com liberdade pela esquerda e jogou a bola na área. Castro se antecipou à marcação, mas cabeceou mal, pra fora. Aos 29, os colombianos criaram uma boa chance. Hernandez cruzou pela esquerda e Cataño cabeceou no contrapé de Rossi, mas a bola saiu passando perto da trave direita do goleiro flamenguista.
Aos 36, o Millionarios realmente assustou. Alfonzo recebeu com liberdade pela direita e cruzou com precisão pra Castro. O atacante subiu no meio dos zagueiros do Flamengo e acertou a trave esquerda de Rossi. No rebote, Giordana isolou. Sentindo o jogo a seu favor, os colombianos chegaram novamente aos 39. Cataño desarmou Viña no campo de defesa e puxou contra-ataque. A bola chegou em Giordana, que arriscou de fora da área e obrigou grande defesa de Rossi.
Segundo tempo
O segundo tempo começou muito travado no meio de campo e o Flamengo tentou na bola aérea aos 10. Arrascaeta cobrou escanteio fechado pela esquerda e a defesa afastou. A bola voltou pro meia uruguaio e ele resolveu bater direto pro gol, mas Montero encaixou sem dificuldade. Aos 16, um lance pretensioso virou um pênalti pro Flamengo. Pulgar arriscou o chute de muito longe, a bola desviou na defesa e sobrou em Arrascaeta. O meia brigou pela bola e ela voltou em Pulgar, que dessa vez deixou Arrascaeta livre na entrada da área. Quando armou pra chutar, Arrasca foi empurrado por trás por Vasquez, que cometeu pênalti e foi expulso. Pedro cobrou muito bem e abriu o placar.
Mesmo com um a menos, os colombianos chegaram ao empate aos 34 minutos. Rodriguez fez grande jogada pela direita e deixou Pulgar no chão. O atacante cruzou rasteiro, ninguém cortou e a bola chegou em Ruiz, que dominou e bateu por baixo de Rossi pra fazer a torcida explodir no El Campín. A última chance do Flamengo saiu já aos acréscimos. Cebolinha jogou a bola dentro da área, Bruno Henrique disputou pelo alto e a bola sobrou em Luiz Araújo, que escorou pra Pulgar, que bateu mal e jogou por cima do gol.
Melhor da partida
Apesar do empate decepcionante, Arrascaeta foi o principal jogador da partida. O meia uruguaio mais uma vez foi o maior pensador do meio de campo do time, com todas as jogadas passando por seus pés. Arrasca ainda sofreu o pênalti que deixou o Rubro-Negro em vantagem.
Próximos compromissos de Millionarios e Flamengo
Os colombianos vão ter nove dias pro seu próximo jogo, que será também na Libertadores. O time viaja pra enfrentar o Bolívar-BOL, no morro de La Paz, na quinta-feira (11), pela segunda rodada da fase de grupos da competição continental. O Flamengo tem a segunda partida da decisão do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, no próximo domingo (7), no Maracanã.