Fluminense x Colo-Colo acontece nesta terça-feira (09), em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores 2024, pelo grupo A. O jogo será no Estádio Jornalista Mário Filho – o Maracanã -, no Rio de Janeiro, às 21h00.
O Fluminense – o atual campeão da Libertadores – vem de quatro jogos sem vencer, entre eles três clássicos – 2 derrotas (Flamengo e Botafogo) e 1 empate (Flamengo), tendo sido eliminado no Campeonato Carioca antes da final. O Tricolor faz uma temporada muito irregular até o momento, passando bem longe de demonstrar aquele belo futebol do ano passado, mas o péssimo desempenho atual muito se atribui aos desfalques e jogadores que não estão 100%.
Já o Colo-Colo vem fazendo um Campeonato Chileno bem regular até o momento, estando com 3 vitórias e 3 derrotas em 7 jogos, resultados que lhe concedem o 7° lugar, a apenas 9 pontos do líder. Já na Libertadores os chilenos estrearam muito nesse Grupo A, tendo vencido na primeira rodada o Cerro Porteño com gol já nos acréscimos do segundo, que garantiram os importantes 3 primeiros pontos.
Fluminense
O Fluminense amargou bastante o empate contra o Allianza Lima no primeiro jogo, mesmo que, considerando o contexto prévio da partida – isto é, a imensa quantidade de desfalques e a ‘lesão’ do Renato Augusto ainda no primeiro tempo -, pode-se dizer que um empate fora de casa não está nada mal. Entretanto, olhando para o outro lado da moeda, enxergava-se que o atual campeão da América iria se sobrepor com total facilidade contra um fraco – porém estratégico – Allianza Lima, até pelo fato do time peruano não ser a maior ‘ameaça’ nesse grupo A, inclusive, não oferece perigos com altitude.
Na verdade, o Tricolor até chegou a se sobrepor com total facilidade sobre este adversário, mas erros individuais no bloco defensivo prejudicaram muito o rumo da partida, e poderia ter sido ainda pior. A dupla de zaga Felipe Melo e Thiago Santos, ambos ‘pesados’ (até pela idade), errou bastante aqueles famosos passes laterais que em nada resultam pro seu próprio time, mas muito ajuda o adversário que está ligado e quer contra atacar em velocidade. Em um de vários contra ataques cedidos ao Allianza, eles marcaram.
Mas também é muito verdade que o Fluminense sofre bastante com lesões esse ano, até pelo fato de ter tido uma espécie de ‘férias reduzidas’ por conta do Mundial de Clubes, o que nitidamente impactou bastante na parte física dos atletas. Além disso, os reforços adotados para temporada seguem a filosofia da atual gestão de manter uma ‘pegada experiente’, utilizando-se de jogadores com mais rodagem no futebol e, consequentemente, mais velhos, como o próprio Renato Augusto.
Para essa partida o técnico Fernando Diniz terá a volta de peças importantes na sua equipe, como Germán Cano, e Ganso. Entretanto, haverá alguns desfalques cruciais ainda, como Marlon, Manoel, Gabriel Pires e Keno – mantendo, então, o Marquinhos, que fez excelente jogo -, todos por lesão. Já John Kennedy e Diogo Barbosa permanecem suspensos. Renato Augusto será dúvida para a partida.
Interessante também a informação dada pelo ge nesta segunda-feira, de que o Diniz havia testado o Martinelli como zagueiro para essa partida, fazendo dupla com o Felipe Melo e liberando a sua vaga no meio de campo para o Lima.
O provável time do Fluminense deve ter: Fábio; Samuel Xavier, Martinelli, Felipe Melo e Marcelo; André, Lima e Ganso (Renato Augusto); Marquinhos (Douglas Costa), Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Colo-Colo
O Colo-Colo vem de uma derrota de 3×0 pro Ñublense, mas com o elenco reserva, já que o técnico Jorge Álmiron – aquele vice campeão da Liberta com o Boca Juniors – visava a preparação para essa difícil partida fora de casa contra o Tricolor. Como dito, fez uma excelente estreia na competição na semana passada, e esses 3 pontos conquistados podem ter sido cruciais na disputa por essa segunda vaga no Grupo A, que provavelmente ficará entre Cerro Porteño e o Colo-Colo, apesar do empate que o Allianza Lima arrancou do Fluminense.
Além de estar vivendo um ‘bom’ momento, o Colo-Colo tem um rosto bastante conhecido pelos jogadores do Fluminense e os torcedores do futebol mundial: Arturo Vidal. O Vidal é a grande referência dessa equipe, já que retornou ao time que o revelou depois de 17 anos fora, com passagens pela Juventus, Bayer Leverkusen, Barcelona, Inter de Milão, Athletico Paranaense e o Flamengo, onde conquistou a Libertadores.
Outro conhecido, como dito acima, é o técnico Jorge Álmiron, que comandava o Boca Juniors na final da Libertadores de 2023, onde o Fluminense levantou a taça em pleno Maracanã. Talvez ainda tenha um sabor amargo de atuar contra eles.
O provável time do Colo-Colo deve ter: Brayan Cortés; Alan Saldivia, Maximiliano Falcón, Óscar Opazo e Erick Wiemberg; Esteban Pavez, Vicente Pizarro e Arturo Vidal; Marcos Bolados, Cristián Zavala e Carlos Palacios.
Retrospecto Fluminense x Colo-Colo
Fluminense x Colo-Colo não é um confronto conhecido entre os torcedores, pois é a primeira vez na história que os dois clubes se enfrentam oficialmente.
Onde assistir Fluminense x Colo-Colo
A partida entre Fluminense x Colo-Colo terá transmissão ao vivo e oficial na Paramount+ (Streaming).
Ficha técnica
- Fluminense x Colo-Colo
- Competição: 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2024 (Grupo A)
- Estádio: Maracanã
- Horário: 21h00 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
- Assistente 1: Antoni Garcia (VEN)
- Assistente 2: Tulio Moreno (VEN)
- Árbitro VAR: Juan Soto (VEN)