Fortaleza perde pro Cerro Porteño e está eliminado da Libertadores

Tricolor não consegue reverter placar da ida e vai disputar a Sul-Americana

O Fortaleza enfrentou o Cerro Porteño-PAR nesta quinta-feira, 16, pela terceira fase preliminar da Libertadores e acabou perdendo mais uma vez. Depois da derrota na ida, no Castelão, por 1×0, o Leão do Pici precisava vencer pra, ao menos, levar a decisão para os pênaltis, mas foi derrotado no Nueva La Olla por 2×1. Apesar da eliminação na principal competição continental, o Fortaleza está classificado para a fase de grupos da Copa Sul-Americana.

 

Primeiro tempo

Galhardo teve a melhor chance do Leão no jogo, mas parou no goleiro Jean. Foto: Mateus Lotif

O Cerro mostrou logo aos dois minutos de jogo que não ia sentar na vantagem construída fora de casa. Churín, autor do gol da vitória no Castelão, assustou em cabeçada que João Ricardo defendeu. O Fortaleza podia ter mudado o rumo da partida aos cinco minutos. Pochettino botou a bola na cabeça de Lucero, que cabeceou forte pra ótima defesa de Jean. No rebote, Thiago Galhardo teve a chance de fazer o gol, mas chutou em cima de Jean, que ainda estava se levantando.

O Fortaleza conseguia criar suas chances, mas foi o Cerro quem saiu na frente. Aos 38 minutos, Carrizo começou a jogada pela direita e Espínola cruzou pra área. Marcelo Benevenuto bateu estranho pra trás e a bola pegou na trave. No rebote, Carrizo apareceu sozinho pra estufar a rede de João Ricardo. Galhardo ainda teve boa chance nos acréscimos depois de ótimo passe de Caio Alexandre, mas bateu fraco em cima de Jean.

 

Segundo tempo

Paraguaios dominaram Fortaleza vencendo os dois jogos. Foto: Twitter Cerro Porteño

 

O Fortaleza precisava virar a partida e tentou partir pro ataque. Britez, no primeiro minuto, e Pikachu, aos nove, tiveram finalizações desviadas que passaram perto do gol de Jean, mas o Cerro matou o confronto aos 16 minutos. Em jogada ensaiada, Carrizo cobrou falta quase da bandeirinha de escanteio e encontrou Aquino livre na entrada da área. O camisa 22 acertou um belo voleio no ângulo de João Ricardo pra ampliar o placar.

O Fortaleza criou pouco depois disso, com Lucero tendo boa chance aos 25 minutos, mas parando em Jean, e se livrou do terceiro gol por conta de impedimentos bem marcados pela arbitragem. Já no fim da partida, Júnior Santos disparou, driblou o zagueiro e serviu Guilherme, que sem goleiro, fez o gol de honra Tricolor.

 

Análise

Eliminação justa do Fortaleza. O Cerro Porteño tem um bom time, com ótimos nomes e muita experiência. Experiência essa, que foi fundamental nos dois jogos. O Fortaleza teve a chance do 1×0 nos dois jogos, mas não marcou e o nervosismo foi crescendo com o passar do tempo, deixando o time do Cerro muito a vontade. Foi mais um jogo abaixo do esperado de muitas peças do time de Vojvoda e o time ficou devendo nos dois confrontos contra os paraguaios. Principalmente Thiago Galhardo, perdendo gols que não costuma perder nos dois jogos. Caio Alexandre e Pochettino, dois pilares do time, também podiam mais.

Não é um desastre, passa longe disso, mas não deixa de ser uma frustração. A eliminação precisa servir de aprendizado e de casca pro clube, como um todo. Foi apenas a segunda participação do Fortaleza na Libertadores e certos predicados só vão ser adquiridos com tentativas e erros na competição. A Sul-Americana passa a ser uma ótima oportunidade pra ganhar mais experiência e pra poder chegar longe em um torneio no cenário internacional.

 

Próximos compromissos

O Fortaleza volta a campo contra o Ferroviário-CE, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Cearense, no domingo, 19. O Cerro enfrenta o General Caballero-PAR, pela oitava rodada do Campeonato Paraguaio, na segunda, 20.

você pode gostar também