Na noite desta segunda-feira (18), a Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América e já sabemos quais serão os adversários do Internacional na Libertadores 2025. No último fim de semana, o Colorado conquistou o título do Campeonato Gaúcho, o 46º de sua história.
E aí, você sabe como ficou o grupo do Inter na Libertadores 2025? Confira tudo sobre o Colorado na Libertadores 2025 a seguir!
Por que o Internacional está classificado para a Libertadores 2025?
Na última temporada, o Internacional terminou o Campeonato Brasileiro 2024 na 5ª colocação, com 65 pontos conquistados e um aproveitamento de 57% (18 vitórias, 11 empates e 9 derrotas). Atrás apenas de Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fortaleza na tabela de classificação, o Colorado garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores 2025 graças ao título do Flamengo na Copa do Brasil.
Qual é o grupo do Inter na Libertadores?
Após ficar de fora da última edição do torneio, o Internacional estará no Grupo F da Libertadores 2025. Vale destacar que há menos de dois anos, em 2023, o clube gaúcho chegou às semifinais da Libertadores, sendo eliminado para o Fluminense, que viria a conquistar o título inédito do torneio.
Quais são os adversários do Inter na Libertadores?
Apesar de ter feito um bom Campeonato Brasileiro na última temporada e garantido vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2025, o Internacional não teve sucesso na Copa Sul-Americana 2024. Classificando-se em 2º no seu grupo, o Colorado foi eliminado para o Rosário Central, da Argentina, na 1ª rodada do mata-mata da competição.
Conheça os adversários do Internacional na Libertadores 2025:
Nacional-URU

O Club Nacional de Football, mais conhecido como Nacional, será o cabeça de chave do Grupo F na Libertadores 2025. Atual vice-campeão do Campeonato Uruguaio, o Nacional tem o maior número de participações na Libertadores (51). Inclusive, é tricampeão da competição.
Em sua campanha de vice-campeão uruguaio, o Nacional teve alguns dos melhores jogadores da competição, principalmente no sistema defensivo. Nomes como Diego Polenta, Gabriel Báez e Leandro Lozano. Outro jogador que se destacou foi Alexis Castro, meio-campista que atualmente defende as cores do Estudiantes, da Argentina.
Para esta edição da Libertadores, o Nacional contará com nomes muito conhecidos internacionalmente e, principalmente, no Brasil. Esse é o caso de nomes como os de Sebastián Coates, Mauricio Pereyra, Rómulo Otero, Eduardo Vargas e Nico López, ex-Internacional.
- Participações: 51 (recordista);
- Títulos: 3 (1971, 1980 e 1988);
- Estádio: Gran Parque Central (38 mil).
Elenco
- Goleiros: Luis Mejía, Ignacio Suárez e Diego Capdevila;
- Defensores: Sebastián Coates, Gabriel Báez, Emiliano Anchieta, Lucas Morales, Diego Polenta, Diego Romero, Julián Millán e Nicolás Rodríguez;
- Meio-campistas: Yonatan Rodríguez, Luciano Boggio, Christian Oliva, Mauricio Pereyra, Jeremía Recoba, Franco Catarozzi, Jairo Amaro, Rodrigo Mederos e Rómulo Otero;
- Atacantes: Nico López, Gonzalo Petit, Lucas Villalba, Eduardo Vargas, Gonzalo Carneiro, Renzo Sanchéz, Bruno Arady, Nahuel López e Diego Herazo;
- Treinador: Martín Lasarte.
Atlético Nacional-COL

O Atlético Nacional, popularmente conhecido como Nacional de Medellín, também estará no grupo do Internacional na Libertadores 2025. Atual campeão do Campeonato Colombiano, torneio em que é o maior vencedor com 18 títulos, o Nacional é o clube da Colômbia com o maior número de participações na Copa Libertadores (26).
Na última temporada, o Atlético Nacional não teve a melhor campanha durante a Apertura do Campeonato Colombiano. Porém, após avançar para a Finalización na 5ª colocação geral, obteve um bom desempenho e derrotou o Tolima na grande final, conquistando o título de campeão. O grande destaque da equipe na competição foi Edwin Cardona, meio-campista de 33 anos formado nas categorias de base do clube.
Para esta edição da Libertadores, o Nacional de Medellin contará com alguns nomes bem conhecidos internacionalmente, como David Ospina e Matheus Uribe, que jogaram por grandes clubes da Europa. Além deles, Alfredo Morelos, ex-Santos, também é um nome para se observar.
- Participações: 26;
- Títulos: 2 (1989 e 2016);
- Estádio: Atanasio Girardot (44,8 mil).
Elenco
- Goleiros: David Ospina, Harlen Castillo, Luis Marquínez e Mateo Valencia;
- Defensores: Cristian Uribe, Róyer Caicedo, William Tesillo, Joan Castro, Juan Felipe Aguirre, Andrés Román, Camilo Cándido, Andrés Salazar e Juan José Arias;
- Meio-campistas: Sebastián Guzmán, Juan Manuel Zapata, Edwin Cardona, Jorman Campuzano, Kilian Toscano, Billy Arce, Matheus Uribe e Juan Pablo Torres;
- Atacantes: Marino Hinestroza, Alfredo Morelos, Kevin Parra, Kevin Viveros, Andrés Sarmiento, Dairon Asprilla e Faber Gil;
- Treinador: Javier Gandolfi.
Bahia

O terceiro e último clube a dividir o grupo com o Internacional na Libertadores 2025 é o Bahia. Atual finalista do Campeonato Baiano, no qual disputa o título com o maior rival Vitória, o clube garantiu vaga na fase de grupos após eliminar The Strongest (Bolívia) e Boston River (Uruguai) na fase pré-Libertadores.
Após a venda da SAF do clube para o Grupo City, dono do Manchester City, em maio de 2023, o Bahia passou por grandes dificuldades no Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando a temporada na 16ª posição. O Esquadrão de Aço ficou 1 ponto à frente do Santos, que foi rebaixado para a Série B.
Já em 2024, o cenário foi diferente e o Bahia passou a ter um elenco muito competitivo. Depois de uma campanha ruim no Brasileirão em 2023, o Tricolor Baiano se reforçou com grandes nomes e terminou o campeonato na 8ª posição, garantindo vaga na pré-Libertadores. Entre os principais nomes do elenco, destacam-se Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Gilberto, Carlos de Pena, Santiago Arias, Cauly, Jean Lucas, Thaciano e Luciano Rodríguez.
- Participações: 3*;
- Títulos: 0;
- Estádio: Arena Fonte Nova (47,9 mil).
*O Bahia foi o primeiro clube do futebol brasileilro a disputar uma edição da Copa Libertadores da América. Após ter sido campeão da Taça Brasil de 1959, o clube participou da Libertadores de 1960. Na ocasião, foram apenas dois jogos disputados contra o San Lorenzo, que terminaram com vitória argentina na ida, por 3 x 0, e vitória brasileira no jogo de volta, por 3 x 2.
Elenco
- Goleiros: Danilo Fernandes, Marcos Felipe, Gabriel Souza e Ronaldo;
- Defensores: Kauã Davi, Santiago Arias, Luciano Juba, Iago Borduchi, Gilberto, Ramos Mingo, Kanu, David Duarte e Gabriel Xavier;
- Meio-campistas: Michel Araujo, Rodrigo Nestor, Erick, Yago Felipe, Rezende, Jean Lucas, Cauly, Caio Alexandre, Nicolás Acevedo e Everton Ribeiro;
- Atacantes: Kayky, Willian José, Erick Pulga, Luciano Rodríguez e Ademir;
- Treinador: Rogério Ceni.
Que dia o Internacional joga pela Libertadores?
A estreia do Internacional na Libertadores 2025 está programada para acontecer no dia 03 de abril às 19:00h (horário de Brasília), uma quinta-feira, em duelo contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
Confira quais serão os jogos do Inter na Libertadores 2025:
- 03/04 às 19:00h (quinta-feira): Bahia x Internacional – Arena Fonte Nova;
- 10/04 às 19:00h (quinta-feira): Internacional x Atlético Nacional – Beira-Rio;
- 22/04 às 21:30 (terça-feira): Internacional x Nacional – Beiro-Rio;
- 08/05 às 21:30h (quinta-feira): Atlético Nacional x Internacional – Atanasio Girardot;
- 15/05 às 19:00h (quinta-feira): Nacional x Internacional – Gran Parque Central;
- 28/05 às 19:00h (quarta-feira): Internacional x Bahia – Beira-Rio.