A Copa Libertadores, está de volta na fase de oitavas de final, e nesta quinta-feira (15), às 19h (Horário de Brasília), Nacional-URU e São Paulo se encontram pelo jogo de ida, que será realizado no Estádio Gran Central Parque, em Montevidéu, casa do Nacional.
O São Paulo chega para a partida a quatro jogos sem perder e após ter se classificado na Copa do Brasil. No campeonato nacional o Tricolor está na quinta posição. Já o Nacional chega em vantagem para a partida, o clube teve 11 dias de preparação, e o último jogo oficial foi no dia 4, na conquista do Torneio Intermediário, nos pênaltis, contra o rival Peñarol.
Nacional-URU
O Nacional avançou para a fase atual na vice-liderança do Grupo H, com 10 pontos, venceu três jogos, empatou um e foi derrotado em dois confrontos. Após o desempenho o treinador Álvaro Recoba foi demitido e Martín Lasarte assumiu o cargo e está invicto, são seis jogos com quatro vitórias e dois empates.
Para a escalação, o clube deve ter todos seus reforços à disposição, entre os destaques estão o atacante Nico López, que chegou do Leon do México e o zagueiro Coates, que veio do Sporting, no entanto o atacante ainda adquire ritmo de jogo e deve iniciar no banco.
O único desfalque é o atacante Gonzalo Carneiro, que já jogou no Tricolor. O atacante sofreu uma grave lesão no joelho direito e está fora da partida e da temporada.
Provável escalação do Nacional-URU: Luis Mejía, Leandro Lozano, Sebastián Coates, Diego Polenta e Gabriel Báez; Lucas Sanabria, Christian Oliva e Maurício Pereira; Antonio Galeano, Ruben Bentancourt e Jeremía Recoba.
São Paulo
O Tricolor chega após ter se classificado em primeiro no Grupo B, com 13 pontos, quatro vitórias, um empate e uma derrota. Para o confronto das oitavas, Zubeldia terá todos os seus titulares à disposição e descansados, já que poupou seus principais jogadores contra o Atlético-GO no fim de semana.
Os desfalques serão Erick, que ficou em São Paulo para exames de imagem na parte posterior da coxa direita, mas não teve lesão muscular diagnosticada, Galoppo que já está indisponível a alguns jogos, e Igor Vinícius que com um desgaste muscular iniciou um trabalho para se recuperar fisicamente, os três se juntam aos que já vem sendo desfalque a boas partidas Pablo Maia e Alisson no Departamento Médico. Por fim, o jovem atacante Juan tem sido envolvido em uma transferência para o futebol turco e nem viajou para Montevidéu.
Provável escalação do São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Lucas, Luciano e Ferreira; Calleri.
Retrospecto de Nacional-URU x São Paulo
As duas equipes se enfrentaram apenas em quatro oportunidades, com três vitórias do São Paulo e um empate, todos pela fase de oitavad de final da Libertadores. O último confronto foi em maio de 2008 e o Tricolor ganhou por 2 a 0. Nas duas ocasiões, em 1992 e 2008 a equipe Tricolor foi às quartas de final.
Contra o Nacional, o Tricolor jamais sofreu gols e marcou cinco em todas as partidas, em 92 o Tricolor venceu a ida por 1 a 0 e a volta por 2 a 0, em 2008 um empate sem gols no Uruguai e no Morumbi 2 a 0 para o Tricolor.
As equipes se encontram novamente no jogo da volta, que será no MorumBIS, na próxima quinta (22), às 19h (Horário de Brasília).
Onde assistir Nacional-URU x São Paulo
A partida será transmitida de forma exclusiva no serviço de streaming Paramount+. A transmissão tem início às 18h45 (Horário de Brasília)
Ficha técnica
- Jogo: Nacional-URU x São Paulo
- Competição: Oitavas de final da Copa CONMEBOL Libertadores – IDA
- Estádio: Estádio Gran Central Parque – Montevidéu, Uruguai
- Horário: 19h (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Facundo Tello (ARG)
- VAR: Jorge Baliño (ARG)
- Assistente 1: Ezequiel Brailosky (ARG)
- Assistente 2: Pablo Gonzalez (ARG)