El Cilindro vai pegar fogo nesta quinta-feira quando se enfrentam Racing e Flamengo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Enquanto os argentinos buscam manter os 100% na campanha, o Fla busca sua segunda vitória na competição – a primeira fora de casa – para se colocar em uma situação menos desconfortável no grupo.
Racing
Apesar da boa campanha na Libertadores, o Racing não vive seus melhores dias. No Campeonato Argentino, La Academia ocupa apenas a 14ª colocação, com cinco vitórias, três empates e seis derrotas até aqui. Sendo assim, existe uma pressão sobre Fernando Gago, assim como sobre a equipe – e seguir bem na competição continental, sem dúvidas, é importante na tentativa de superar a má fase. Ainda mais no Presidente Perón diante de sua torcida.
Porém, a vida não está fácil para Gago que, além de resultados ruins, tem que lidar com uma lista extensa de jogadores indisponíveis. Para a partida contra o Flamengo neste meio de semana, serão sete desfalques. Jonatan Gómez, Gonzalo Piovi, Leonel Miranda, Johan Carbonero, Emiliano Vecchio e Edwin Cardona estão no departamento médico se recuperando de lesão. Por sua vez, Maxi Moralez é mais um desfalque para a partida desta quinta-feira tendo que cumprir suspensão após ser expulso na partida contra o Aucas na última rodada.
Provável escalação do Racing: Arias; Mura, Sigali, Insua, e Rojas; Nardoni, Moreno e Oroz; Matias Rojas, Romero (Guerrero) e Hauche.
Flamengo
É evidente a melhora do Rubro-Negro carioca desde a chegada de Jorge Sampaoli ao comando da equipe. No entanto, o time ainda não conseguiu traduzir as boas performances em resultados de forma regular. Em suma, o Flamengo ainda oscila muito neste início de temporada e a derrota para o Aucas na primeira rodada da Libertadores fez com que o começo da campanha na competição continental não seja dos mais tranquilos.
O treinador argentino, mais uma vez, lida com um número grande de desfalques que, até mesmo, ficaram de fora da viagem para Buenos Aires. Sendo assim, os lesionados do Flamengo que não estarão disponíveis são: David Luiz, Filipe Luís, Gerson, Guillermo Varela, Matheuzinho e Rodrigo Caio. Por outro lado, Sampaoli terá alguns retornos: Erick Pulgar, Thiago Maia e Arrascaeta estão 100% e serão opções para enfrentar o Racing.
Provável escalação do Flamengo: Santos; Fabrício Bruno, Erick Pulgar e Léo Pereira; Wesley, Thiago Maia (Igor Jesus), Vidal e Ayrton Lucas; Éverton Ribeiro; Gabriel Barbosa e Pedro.
Retrospecto Racing x Flamengo
Entre torneios, amistosos e edições da Copa Libertadores, Racing e Flamengo já se enfrentaram 15 vezes na história, em um confronto de retrospecto bastante equilibrado. São cinco empates e o mesmo número de vitórias para cada equipe. Em termos de gols, o equilíbrio permanece: La Academia marcou 25 gols, enquanto o Rubro-Negro balançou as redes 24 vezes.
O último encontro entre argentinos e brasileiros aconteceu na Libertadores de 2020, quando os lados se enfrentaram na fase de oitavas de final. Na ocasião, o Racing levou a melhor apesar dos empates por 1 a 1 no jogo de ida, no El Cilindro, e de volta, no Maracanã. No fim das contas, portanto, La Academia acabou se classificando após vencer nos pênaltis por 5 a 3.
Onde assistir Racing x Flamengo
A partida terá transmissão na ESPN (TV por assinatura) e no Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Racing x Flamengo
Data: 4 de maio de 2023
Competição: Copa Libertadores – 3ª rodada (fase de grupos)
Local: Estádio Presidente Perón – Buenos Aires, Argentina
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)