o Fluminense entra em campo nesta quarta-feira (05) em jogo válido pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida será realizada no Estádio Nacional de Lima, no Peru, às 21h30 (horário de Brasília).
Será a 9ª participação do Tricolor na competição, e a terceira de forma consecutiva, fato que não ocorria desde 2011-2013. O Fluminense nunca conquistou o título, tendo como sua melhor colocação um vice-campeonato no ano de 2008, entretanto, a torcida acredita que essa equipe comandada por Fernando Diniz possa finalmente quebrar essa sina.
Já o Sporting Cristal, acumula 37 participações no torneio mais importante do continente. Sua melhor campanha foi em 1997, quando também foi vice-campeão, sendo derrotado pelo Cruzeiro na decisão. O clube que é o terceiro maior campeão de seu país, com 20 títulos, busca surpreender na Libertadores mesmo tendo caído no chamado por muitos de “grupo da morte”.
Sporting Cristal
A equipe peruana, que é comandada pelo brasileiro Tiago Nunes, busca quebrar um tabu que já perdura por 19 anos: Desde 2004, um clube do Peru não se classifica para as oitavas de final da Libertadores. A baixa do futebol local é uma preocupação a mais para o Sporting Cristal, além do fato de enfrentar dois gigantes do futebol sul-americano (River Plate e Fluminense), e a forte altitude boliviana no confronto diante do The Strongest.
Os Cervejeiros, como é conhecido o Sporting Cristal, contam com nomes conhecidos no futebol brasileiro como Yotún (ex-Vasco), Ignácio (ex-Bahia e Chapecoense) e Brenner (ex-Botafogo e Internacional).
A sua provável escalação tem: Solís; Lora, Chávez, Ignácio e Loyola (Díaz); Castillo, Pretell e Yotún; Grimaldo (Corozo), Hohberg e Brenner.
Fluminense
Após a derrota por 2×0 para seu maior rival na partida de ida da decisão do Campeonato Carioca, o elenco Tricolor muda o foco para o torneio que para o clube e para a torcida, é o mais importante do ano. Apesar do revés citado anteriormente, a confiança está grande. A Libertadores é o sonho de consumo de todos e a equipe se mostra bem preparada para tal desafio, visto as boas atuações e bons resultados durante a temporada.
A torcida também se apega a fase iluminada do atacante Germán Cano, que conta com 14 gols em 12 jogos no ano e que em 2022, em 4 partidas de Libertadores, marcou 3 gols. O objetivo do Fluminense para o ano sem dúvidas é a Libertadores, e amanhã começa a caminhada rumo à final, dia 11/11, no Maracanã, estádio que o clube manda suas partidas.
Com a base mantida do ano passado, além de reforços pontuais, o Tricolor quer estrear bem fora de casa. O técnico Fernando Diniz não poderá contar com o zagueiro Manoel e nem com o meio-campista Martinelli, ambos machucados. Todavia, o lateral-esquerdo Marcelo, maior contratação do clube para 2023, tem chances de estrear.
A provável escalação do Fluminense tem: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Alexsander (Guga/Marcelo); André, Felipe Melo (Alexsander/Thiago Santos) e Paulo Henrique Ganso; Keno, Jhon Árias e Germán Cano.
Onde assistir
A partida será transmitida ao vivo por: TV Globo e Paramount+
Ficha Técnica
- Jogo: Sporting Cristal x Fluminense
- Competição: Copa Libertadores 2023
- Estádio: Estádio Nacional de Lima
- Data: 05/04/2023
- Horário: 21h30 (horário de Brasília)
- Transmissão: TV Globo e Paramount+
- Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
- Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
- VAR: Jhon Perdomo (COL)