A primeira parada do São Paulo na Libertadores 2024 será no Estádio Mario Alberto Kempes para enfrentar o Club Atlético Talleres de Córdoba. Além dos times deste confronto, o grupo B também é composto pelo Barcelona de Guayaquil e Cobresal do Chile, que empataram por 1×1 na partida de estreia da competição.
Depois de cinco anos, o Tricolor Paulista volta a enfrentar o time de Córdoba na Libertadores, tendo amargas lembranças da última vez que duelaram. Em 2019, as duas equipes se encontraram nas fases preliminares da competição, em que o Talleres superou o São Paulo em casa por 2 x 0 e garantiu a classificação para a próxima fase com um empate sem gols dentro do MorumBis.
Momento atual do São Paulo e Talleres para a Libertadores 2024
As duas equipes passam por momentos bem diferentes da ocasião anterior para este confronto da Libertadores em 2024. O São Paulo conseguiu espantar a seca de títulos que atormentava o clube em 2019 e vem se reestruturando para conseguir cada vez mais conquistas importantes.
No entanto, o momento atual do Tricolor Paulista na temporada, sob o comando de Thiago Carpini, é conturbado e os resultados positivos se fazem urgentes. Após ser eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista pelo Grêmio Novorizontino, o treinador quer contornar as críticas com uma estreia convincente na Libertadores.
Por outro lado, o Talleres vive uma ótima fase, desde o desempenho em campo até o crescimento da sua marca, e ocupa a 2ª colocação do grupo A no Campeonato Argentino. Além disso, a equipe de Córdoba teve sua melhor participação na Libertadores recentemente, chegando nas quartas de final na edição de 2022 e tendo seu sonho interrompido pelo Vélez Sársfield.
No retrospecto geral do Campeonato Argentino deste ano, o Talleres somou 22 pontos em 12 jogos disputados, acumulando seis vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 21 gols marcados e 13 sofridos. O principal ponto de destaque da equipe argentina é o seu sistema defensivo sólido, sofrendo apenas um gol nas últimas cinco partidas
Mesmo perdendo Rodrigo Garro, seu principal jogador na temporada passada, para o Corinthians, o Talleres tem atletas talentosos para ficar de olho no elenco atual. Ramón Sosa e Frederico Girotti são dois exemplos disso, a dupla ataque, que caiu nas graças da torcida, acumula nove gols em 12 partidas.
Além disso, o meia Juan Portilla, de 25 anos, assumiu a responsabilidade na criação ofensiva do time, acumulando um gol e distribuindo quatro assistências. O zagueiro Matías Catalán é um dos pilares do sistema defensivo do Talleres e passa uma segurança enorme para o goleiro Guido Herrera.
Principais informações do Talleres
Estádio: Mario Alberto Kempes;
Treinador: Walter Ribonetto;
Artilheiro: Frederico Girotti com 5 gols;
Garçons: Ramón Sosa e Juan Portilla com 4 assistências;
Principal formação da equipe: 4-2-3-1;
Último jogo: CA Talleres 1 x 0 Vélez Sársfield;
Melhor participação na Libertadores: quartas de final na edição de 2022.