Cinco destaques jovens da MLS em 2023

Separamos cinco jogadores jovens que foram destaque em 2023 atuando na MLS

Uma das ligas que mais atraia jovens atualmente, a MLS mudou sua forma de operar quando o assunto é captar atletas para contratações. Se antes a liga investiu em jogadores renomados em fim de carreira, visando aumentar a popularidade da liga e do soccer nos Estados Unidos, o momento agora é de captar jovens com potencial de gerar retorno técnico e claro que possam ser vendidos ao futebol europeu, transformando não só o nível técnico da MLS mas também gerando uma imagem de que a liga pode servir de ponte para jovens que buscam espaço no futebol europeu.

+Siga o Na Beira no X

Pensando nessa nova forma da MLS operar, separamos uma lista com cinco atletas jovens que tiveram boas atuações na temporada 2023 e podem chamar a atenção de clubes do futebol europeu, seja para os grandes mercados ou até mesmo para ligas consideradas “alternativas” no Velho Continente.

5. Cucho Hernandez – Atacante – Columbus Crew

Cinco jovens que se destacaram na MLS em 2023
(Reprodução/Twitter/Columbus Crew)

 

Talvez o mais velho da lista (24 anos), Cucho Hernandez já acumula passagem pelo Watford da Inglaterra, mas é um atleta que vale a pena ficar de olho. O colombiano que veste a camisa nove do Crew representa o arquétipo do centroavante moderno, um atleta com estatura média mas que participa do jogo fora da área, se movimenta para gerar jogo e que faz muito bem o papel de atacar às costa da última linha.

Mesmo sendo um jogador que se movimenta bastante, Cucho consegue ser clínico dentro da área, não atoa soma 16 gols na atual temporada. Em 2022 mesmo chegando no meio da temporada da MLS, o jovem centroavante terminou como vice artilheiro da equipe com nove gols marcados.

4. Leonardo Campana – Atacante – Inter Miami

Cinco jovens que se destacaram na MLS em 2023
(Reprodução/Twitter/Inter Miami)

 

Outro atacante, Leonardo Campana é um camisa nove de mais imposição física do que Cucho Hernandez, companheiro de Lionel Messi o camisa nove do Inter Miami também já passou pelo futebol europeu e coleciona algumas convocações para a seleção do Equador. Em 2022 Campana marcou onze gols e deu uma assistência na MLS, já em 2023 foram nove gols e três assistências.

Com um perfil físico que gera vantagem em situações de duelo, Campana tem 1,87 de altura com 23 anos e consegue aliar sua força física com capacidade de se desmarcar em velocidade, apesar de ainda precisar evoluir em alguns pontos no quesito finalização, é um jogador que tem potencial de retornar a Europa ou assumir um time em outros mercados até mesmo como o futebol brasileiro.

3. Álvaro Barreal – Meia/ala esquerdo – FC Cincinnati

Cinco jovens que se destacaram na MLS em 2023
(Reprodução/Twitter/Álvaro Barreal)

 

Uma das principais peças na boa campanha do FC Cincinnati que foi a melhor equipe da temporada regular da MLS, o jovem argentino Álvaro Barreal pode atuar em mais de uma posição na faixa esquerda do campo, já tendo jogado como ala, meia e ponta do lado esquerdo. Com bom drible e boa capacidade de finalizar, o camisa 31 do Cincy não deve permanecer por muito tempo na MLS já que começou a despertar interessa de clubes de fora da liga.

Na atual temporada, Barreal soma sete gols e seis assistências, atuando mais como meia pelo lado esquerdo e formando um bom complemento para o camisa 10 da equipe Lucho Acosta, sendo os dois as peças responsáveis por criar as oportunidades de ataque da equipe.

2. Adalberto Carrasquilla – Meia – Houston Dynamo

Cinco jovens que se destacaram na MLS em 2023
(Reprodução/Twitter/Houston Dynamo)

 

Um dos principais destaques da liga, Adalberto Carrasquilla parece estar muito próximo de dar uma subida de patamar na carreira. Em 2023 foi peça chave na campanha que levou o Panamá até a final da Copa Ouro, sendo inclusive escolhido o melhor jogador da competição, pelo clube foram três gols e seis assistências até o momento na MLS, além de ajudar a equipe a conquistar a U.S Open Cup sobre o Inter Miami de Lionel Messi.

Carrasquilla é um meia que costumeiramente atua pelo lado direito, podendo jogar mais avançado em uma linha atrás do centroavante ou fazendo uma função mais recuada junto de um volante. Com 1,70cm, o camisa 20 de Houston tem boa visão de jogo, sabe usar o corpo para sair de determinadas situações e tem boa chegada na área para ser opção de finalizar.

1. Thiago Almada – Meia-atacante – Atlanta United

Cinco jovens que se destacaram na MLS em 2023
(Reprodução/Twitter/Atlanta United)

 

A maior estrela jovem da liga e um dos principais atletas no geral, o camisa 10 argentino Thiago Almada talvez seja a próxima grande venda da MLS para o futebol europeu. Campeão do mundo com a Argentina no Catar, Almada alia talento, com faro de gols, qualidade nos passes e vem evoluindo cada vez mais como um bom cobrador de faltas. Na liga desde 2022, o jovem formado pelo Vélez Sarsfield inclusive é um dos candidatos a MVP da temporada 2023.

Thiago Almada tem onze gols e dezesseis assistências em 2023, o jovem camisa 10 foi o principal responsável por conduzir o Atlanta United aos playoffs, decidindo vários jogos para o time da Geórgia. As boas atuações em 2023 na MLS fizeram com que Almada passasse a ser presença constante nas listas de convocação da seleção da Argentina.

você pode gostar também