O impacto de Lionel Messi em sua chegada a MLS vai ficando cada vez maior, principal nome do Inter Miami, o argentino foi o jogador que mais teve camisas vendidas na liga. Lionel Messi estreou pelo no final de julho e levou o Inter Miami CF ao título da Leagues Cup de 2023, torneio envolvendo times da MLS e Liga MX, e como esperado o camisa 10 é quem lidera a lista das camisas adidas da MLS mais vendidas.
⭐3 spots in the Top 25 ⭐
Leo Messi, Sergio Busquets, and Josef Martínez are named to the @MLS Top 25 selling jerseys of the year!
Get yours now: https://t.co/kNXHBN8hqs pic.twitter.com/ghW9kiyS91
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) September 29, 2023
+Siga o Na Beira do Campo no Twitter
O Inter Miami, Seattle Sounders e o St. Louis City (time que estreou na liga nessa temporada) são as equipes com mais representantes entre os 25 primeiros da lista, contando com três jogadores cada um. O top 25 reúne atletas de treze nacionalidades diferentes e tem quinze dos 29 times da liga representados, outro ponto importante é que nenhum dos atletas no top 5 de camisas mais vendidas é americano.
Para fazer a análise, as classificações são baseadas nas vendas gerais no varejo de camisetas da MLS na MLSstore.com, site oficial de vendas de produtos da liga, a data de corte começa no dia 1º de janeiro e se estende até o dia 12 de setembro de 2023. Mesmo chegando quase no fim da temporada é possível notar o tamanho do destaque e do impacto de Lionel Messi em questão das vendas de camisa e claro dos holofotes direcionados a MLS.
Único Brasileiro da Lista
Pouco conhecido dos torcedores brasileiros, o centroavante João Klauss ficou atrás apenas de Lionel Messi no ranking de camisas mais vendidas. Assim como sua equipe, o St Louis City, Klauss vive sua temporada de estreia na MLS e seus números justificam as muitas camisas vendidas com seu nome. Em 16 jogos foram oito gols marcados e duas assistências, essas dez participações diretas em gol, colocam João Klauss como o terceiro jogador do St Louis City que mais participou diretamente de gols.
Mesmo sem muita mídia, João Klauss superou nomes como Carlos Vela, Sebastian Driussi, Xherdan Shaqiri e muitos outros astros com passagem por ligas mais impactantes, o que só prova o tamanho do impacto do brasileiro perante aos torcedores do St. Louis City. Outro ponto é que mesmo estando em sua primeira temporada na liga, Klauss superou em venda de camisas, outros brasileiros como o meia João Paulo ídolo e campeão da Champions League da CONCACAF com o Seattle Sounders e o jovem atacante Talles Magno do New York City.
Companheiro de seleção de Lionel Messi é o nome mais jovem da lista
Um dos melhores jogadores da liga e talvez o jovem com maior potencial na MLS, o meia do Atlanta United, Thiago Almada é o atleta mais jovem a integrar a lista de 25 camisas mais vendidas na MLS nessa temporada. O camisa que é companheiro de Lionel Messi na seleção Argentina, é o oitavo jogador que mais vendeu camisas em 2023, superando nomes consolidados na liga como Josef Martinez do Inter Miami, Shaqiri do Chicago Fire e até mesmo o experiente e multi campeão Sérgio Busquets também do Inter Miami.
Com dez gols e quatorze assistências em 28 jogos, Almada foi peça chave na campanha do Atlanta United que já está classificado para os playoffs. As boas atuações do meia o colocam como forte candidato ao prêmio de MVP da temporada e também o colocam no radar de clubes do futebol europeu, porém segundo notícias o Atlanta United só aceita negociar a partir do valor de 20M de dólares.
Vale lembrar que assim como Lionel Messi, Thiago Almada também foi campeão do mundo com a Argentina na Copa do Catar em 2022, o que valoriza ainda mais o passe do jovem talento argentino.
Confira a lista dos 25 jogadores que mais venderam camisas
- Lionel Messi – Inter Miami
- João Klauss – St. Louis City SC
- Hany Mukhtar – Nashville SC
- Sebastián Driussi – Austin FC
- Carlos Vela – Los Angeles FC
- Jordan Morris – Seattle Sounders
- Raul Ruidiaz – Seattle Sounders
- Thiago Almada – Atlanta United
- Eduardo Löwen – St. Louis City SC
- Cristian Roldán – Seattle Sounders
- Walker Zimmermann – Nashville SC
- Chicharito – LA Galaxy
- Sergio Busquets – Inter Miami
- Tim Parker – St. Louis City SC
- Riqui Puig – LA Galaxy
- Brandon Vázquez – FC Cincinnati
- Karol Swiderski – Charlotte FC
- John Tolkin – New York Red Bulls
- Diego Chara – Portland Timbers
- Denis Bouanga – Los Angeles FC
- Josef Martínez – Inter Miami
- Carles Gil – New England Revolution
- Dániel Gazdag – Philadelphia Union
- Enzo Copetti – Charlotte FC
- Xherdan Shaqiri – Chicago Fire FC