Um dos principais nomes da história do futebol é o craque Lionel Andrés Messi Cuccittini, que conquistou todos os títulos possíveis que disputou em sua carreira. O argentino segue fazendo história, agora, no Inter Miami, clube da MLS (Major League Soccer), comandado pelo ex-astro mundial David Beckham, ídolo do Manchester United.
Pelo clube norte-americano, Messi conquistou a Leagues Cup, torneio que junta clubes da América do Norte (México, EUA e Canadá), em um torneio continental. A conquista da taça diante o Nashville no último dia 19 de agosto, rendeu ao Inter Miami seu primeiro título oficial desde sua fundação.
Porém, esse não é o primeiro e nem o mais importante título conquistado pelo argentino na carreira. Vem com a gente conhecer todos os 43 títulos conquistados por Lionel Messi em seus 19 anos como jogador profissional, que o colocaram no patamar de maior vencedor da história do futebol mundial.
Sub-20 e Olímpica
Em seu começo de carreira, Lionel Messi fez parte da seleção argentina de base, principalmente da sub-20 e sub-23, a famosa seleção olímpica. Com a categoria até os 20 anos, Lionel Messi se tornou campeão do mundo pela primeira vez, ao vencer o Mundial da categoria diante a Nigéria, no torneio realizado na Holanda.
Já o título olímpico foi conquistado três anos depois, em Pequim, na China. O argentino voltava a conquistar mais um título pela seleção albiceleste, e novamente, sobre a Nigéria, na grande final olímpica, levando o ouro para casa.
Mesmo com ambos os títulos, Messi sempre foi julgado em seu país por nunca ter conquistado uma taça pela Seleção Argentina principal, sendo apenas campeão nas categorias de base. Mas isso mudou no futuro. Ao todo, pela base foram:
- 1 Medalha de Ouro Olímpica
- 1 Copa do Mundo sub-20
Barcelona
Após surgir na base do Newell’s Old Boys, seu clube do coração em Rosário, na Argentina, Lionel Messi acabou seguindo para o Barcelona, gigante e tradicional clube da Espanha, ainda com 12 anos de idade, em uma época de vagas magras para o clube blaugraña.
Mesmo sendo um jovem talento e bastante promissor, Messi foi promovido ao time profissional do Barcelona em 2004 e logo na sua primeira temporada o argentino foi campeão espanhol, fazendo a dobradinha na temporada seguinte. Não percam as contas, esses foram os primeiros dois títulos de La Liga erguidos por Messi.
Já na temporada 2005/06, Lionel fez parte do histórico time do Barcelona que conquistou a UEFA Champions League daquele ano, diante o Arsenal de Thierry Henry e Arsene Wenger. Mesmo não tendo sido o destaque da campanha no título, Messi participou em alguns jogos e chegou a marcar gols na temporada de Champions, sendo um dos campeões daquele ano. O time ainda levou a Supercopa Espanhola, a primeira de Messi.
Porém, o camisa 10 argentino explodiu mesmo na temporada 2008/09, após o título das olímpiadas. Messi se tornou o principal nome do Barcelona, comandado por Pep Guardiola, e que fez história nesse ano mágico, se tornando o primeiro time na história a conquistar TODOS, sim, eu disse TODOS OS TÍTULOS POSSÍVEIS, completando o inigualável e único Sextete: La Liga, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Champions League, Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes. Com um detalhe, Lionel decidiu todas as finais com gols e assistências.
O ano seguinte de 2010 acabou sem a UCL, mas o clube dominou em solo nacional. A partir de 2011, Messi entrou em uma fase histórica, com La Liga, Champions League e se tornando o melhor do mundo pelo terceiro ano seguido, e dando início ao histórico 2012, que acabou com 91 gols.
Mesmo sendo o melhor jogador do século, Leo só voltou a conquistar a UCL em 2015, com o histórico trio MSN, formado por ele, claro, o brasileiro Neymar e o uruguaio Luis Suárez, as três principais estrelas Sul-Americanas.
Naquele ano, Messi conquistou novamente o triplete, fazendo história com a camisa do Barcelona.
Até o fim de sua passagem pelo clube braugraña, Messi ainda conquistou mais alguns títulos, como 4 Copas do Rei, e três La Ligas, além de duas supercopas da Espanha. Com isso, o casamento histórico entre Barcelona e Messi chegou ao fim, e o jogador deixou o clube espanhol com incríveis:
- 4 Champions League
- 10 La Ligas
- 7 Copas do Rei
- 3 Supercopas da UEFA
- 8 Supercopas da Espanha
- 3 Mundiais de Clubes da FIFA
Paris Saint-Germain
Em 2021, Lionel Messi quebrou a internet e o mundo do futebol ao se transferir para o PSG, poderoso e rico clube de Paris e que já havia contratado seu parceiro Neymar, com quem formou uma dupla histórica em Barcelona. Sua passagem pela França não foi muito marcante, com fracassos seguidos na UEFA Champions League, e durando apenas dois anos.
Messi deixou o PSG em 2023, após ter conquistado apenas:
- 2 Leagues One
- 1 Supertaça da França
Argentina
Pela seleção, Lionel sempre foi bastante julgado por nunca ter conquistado um título na categoria profissional, ainda mais depois de ter sido vice-campeão da Copa América em 2004, 2007, 2015 e 2016, e da Copa do Mundo em 2014. Com algumas tentativas de abandonar as cores albicelestes, Lionel não desistiu, e enfim a redenção veio a partir de 2020.
Com a Copa América 2020, realizada em 2021 no Brasil, Leo foi artilheiro, melhor jogador, garçom e ainda conquistou o inédito título com a Seleção, quebrando um jejum de 28 anos da Seleção sem conquistar nada. Além desse título, Messi levou a segunda taça com a camisa azul e branca, em 2022, vencendo a Finalíssima, ao enfrentar a campeã da Eurocopa, Itália, em Wembley, e conquistar a taça após um 3×0.
Por fim, a redenção veio no Qatar, meses depois, na Copa do Mundo. O doloroso vice do torneio em 2014, no Brasil, ainda era relembrado por todos, mas foi deixado em segundo plano após a campanha histórica de Messi com a Seleção, marcando seis gols em sete jogos, e conquistando o tricampeonato mundial da Argentina após 36 anos, se colocando ao nível de Diego Maradona.
Agora, Messi se prepara para a Copa América de 2024, onde defenderá o título como atual campeão. Ao todo, com a camisa Argentina, Messi conquistou:
- 1 Copa do Mundo
- 1 Copa América
- 1 Finalíssima
Inter Miami
Agora, defendendo as cores do Inter Miami a menos de dois meses, Lionel Messi conquistou a já mencionada Leagues Cup. Porém, o argentino levou o time da Flórida a mais uma final, a da Opens Cup, famosa Copa dos Estados Unidos, onde irá enfrentar o Houston Dínamo, no próximo dia 27 de setembro, e terá a chance de conquistar o seu segundo título pelo clube norte-americano, e se isolar ainda mais como o maior campeão da história do futebol. Até o momento, Messi conquistou pelo Inter:
- Leagues Cup