Semifinalista da Euro 2020, a seleção dinamarquesa mostrou que a campanha na competição continental não foi por acaso. Com oito vitórias em oito partidas, 27 gols marcados e nenhum sofrido, a Dinamarca se tornou a segunda seleção europeia a garantir vaga na Copa do Mundo de 2022, juntamente com a Alemanha.
No Grupo F das eliminatórias, ao lado de Escócia, Israel, Áustria, Ilhas Faroé e Moldávia, os dinamarqueses triunfaram com autoridade. Nem mesmo a Escócia, principal adversária na briga pela vaga direta para o Mundial, foi capaz de parar a seleção do técnico Kasper Hjulmand. A vitória por 2×0 na primeira rodada mostrou quem era o favorito a garantir a passagem para o Catar.
Além da vaga para a Copa do Mundo, os oito jogos sem sofrer gols garantiram à seleção dinamarquesa um recorde que durava 16 anos. O registo defensivo anterior pertencia à Sérvia e Montenegro, que nas eliminatórias para o Mundial de 2006 ficaram sete jogos sem serem vazados. Agora os dinamarqueses buscam a “qualificação perfeita”, que seria com 10 vitórias e nenhum gol sofrido. Os últimos dois confrontos serão contra Ilhas Faroe e Escócia.
A Copa do Mundo de 2022 será o sexto Mundial disputado pela seleção dinamarquesa. A expectativa é que a seleção iguale a campanha de 1998 na França, quando chegaram às quartas de final. Com a campanha perfeita nas eliminatórias até o momento e jogando um futebol que chamou a atenção na Euro, acredita-se que a Dinamarca chegue a Copa como uma das principais candidatas a surpreender.
Por fim, vale destacar a superação da seleção dinamarquesa. Durante a Euro, os torcedores e jogadores viram seu principal jogador, Christian Eriksen, ter uma parada cardíaca em campo no confronto contra a seleção da Finlândia. Mesmo com o trauma, os dinamarqueses embalaram uma sequencia animadora que deve fazer com que a seleção seja uma das queridinhas da Copa do Mundo de 2022.
Siga-nos no Twitter para acompanhar tudo sobre o mundo esportivo!