A partir das 16h desta sexta-feira (22), Juventude e Figueirense abrem a 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com jogos que começam hoje e vão até a próxima terça-feira (26), os clubes fazem as contas para alcançarem seus objetivos na competição, sejam chances de título, acesso e de escaparem do rebaixamento à Série C.
TÍTULO
Únicos clubes com o acesso á Série A matematicamente garantido, Chapecoense (70 pontos) e América Mineiro (69 pontos) travam um duelo particular pelo título. O América só consegue ser campeão na última rodada e para isso, precisam ultrapassar os catarinenses na tabela. Já a Chape, se vencer o Operário, em Ponta Grossa, e o América perder para o Confiança, em Aracaju, conquista o Brasileirão da Série B já nesta rodada.
ACESSO
Das duas vagas restantes para o acesso à Série A, uma delas já está bem encaminhada para o Cuiabá. Com 61 pontos ganhos, os mato-grossenses precisam apenas de um ponto para garantirem a vaga, matematicamente, porém, é possível que o Cuiabá herde a vaga até mesmo perdendo as duas partidas restantes, desde que CSA e Juventude não façam seis pontos.
Já a briga pela quarta vaga tem tantos cenários, que optou-se por colocar apenas os cinco mais prováveis e que envolvem os atuais quarto e quinto colocados, CSA (56 pontos) e Juventude (55 pontos):
O primeiro cenário é o CSA subir com uma rodada de antecedência. Para isso, precisa vencer o Brasil de Pelotas, em Maceió, e o Juventude não vencer o Figueirense, em Caxias do Sul.
Caso CSA e Juventude vençam, só os dois clubes chegam com chances de acesso para a 38ª rodada. No entanto, este cenário também pode ocorrer em caso de derrota de ambos, basta que Avaí (6º, com 55 pontos), Sampaio Corrêa (7º), Ponte Preta (8º), e Operário (9º), os três com 51 pontos, no máximo, empatem suas partidas.
O quinto (e mais maluco) cenário, ocorre se CSA e Juventude perderem seus jogos e Avaí, Ponte, Sampaio e Operário vencerem os seus. Nesta simulação, o 9º colocado, Operário, teria 54 pontos e o CSA, que é o 5º, 56 pontos. Ou seja, do quarto ao nono colocado teriam chances de acesso. Isso é possível porque nas duas últimas rodadas, nenhum destes seis times em questão, se enfrenta.
REBAIXAMENTO
Os paulistas Botafogo de Ribeirão Preto e Oeste estão rebaixados à Série C. Das duas vagas restantes, uma delas está bem encaminhada para o Paraná, 36 pontos. A única chance de o clube paranista escapar é vencer as duas partidas restantes (contra Oeste e Cruzeiro) e torcer para que Náutico ou Vitória percam as duas partidas e que o Figueirense, que tem 39 pontos, no máximo, vença apenas uma partida.
Náutico e Vitória, ambos com 42 pontos, se vencerem seus jogos e o Figueirense no máximo empatar, só não garantem a permanência, como rebaixam os catarinenses. O mesmo ocorrem caso os nordestinos empatem e o Figueirense perca. Em caso de vitória catarinense e de tropeço de Náutico ou de Vitória, quem tropeçar vai precisar fazer contas na rodada final. A situação do Figueira, já foi de certa forma explicada aqui, precisa torcer para que Náutico ou Vitória tropecem e claro, fazer a sua parte.
Confira os jogos das duas rodadas finais da Série B:
37ª RODADA
SEX, 16h: Juventude x Figueirense
SEX, 19h15: CSA x Brasil-RS
SEX, 21h30: Cuiabá x Sampaio Corrêa
SÁB, 16h15: Confiança x América Mineiro
SÁB, 18h30: Avaí x Guarani
DOM, 16h: Cruzeiro x Náutico
DOM, 18h15: Ponte Preta x CRB
SEG, 17h: Operário x Chapecoense
TER, 19h15: Oeste x Paraná
TER, 21h30: Vitória x Botafogo-SP
38ª RODADA (todos as partidas serão na sexta-feira, a partir das 21h30)
América Mineiro x Avaí
Figueirense x Ponte Preta
CRB x Cuiabá
Guarani x Juventude
Botafogo-SP x Operário
Paraná x Cruzeiro
Brasil-RS x Vitória
Náutico x CSA
Sampaio Corrêa x Oeste
Confiança x Chapecoense