América-MG faz história e está classificado para a fase de grupos da Libertadores

Após bater o Barcelona de Guayaquil por 5 a 4 nos pênaltis dentro do intimidador Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, o América-MG escreveu mais um grande capitulo em sua história ao se classificar pela primeira vez para a fase de grupos da Copa Libertadores.

Como foi o jogo

Durante os 90 minutos, o duelo foi extremamente aberto, com chances para os dois lados, mas os donos da casa como esperado chegaram com perigo por mais vezes, entretanto o Coelho contou com uma noite inspirada do experiente goleiro Jailson.

O América-MG apostava bastante em saídas rápidas de contra-ataque, mas também soube jogar com a posse principalmente tentando criar situações de perigo em corredor lateral seja com Pedrinho ou Everaldo, ambos sempre visando desequilibrar em 1×1 para gerar situações de cruzamento ou passe para o centroavante Wellington Paulista.

Nos últimos minutos da segunda etapa, o Coelho foi que ficou mais perto de confirmar a classificação ainda no tempo normal, com entradas de atletas como Indio Ramirez, o time comandado por Marquinhos Santos sufocou o Barcelona por quase toda a parte final do jogo, esbarrando talvez em uma falta de capricho no último terço que acabou mantendo o jogo 0x0 no tempo normal e levando para a disputa por pênaltis.

Penalidades e a consagração de Jailson

Ainda no jogo de ida no Independência, o goleiro havia falhado no lance que originou o pênalti desperdiçado pelo Barcelona, porém como um bom enredo para a história de um herói, o destino reservou para Jailson uma noite mágica no palco da final da Libertadores de 2022, o imponente Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. A construção da noite de heroísmo de Jailson iniciou-se ainda no tempo normal, com o goleiro fazendo grandes defesas em lances capitais da partida.

Após o 0x0 (graças a Jailson) o América-MG foi para sua segunda disputa de pênaltis na Libertadores, e Jailson que já havia sido protagonista na primeira frente ao Guarani do Paraguai, assumiu mais uma vez o posto de “estrela” nas penalidades.

Até a quarta cobrança, todos os atletas do Barcelona haviam convertido suas penalidades, até que o lateral-esquerdo Leonel Quiñónez teve sua cobrança defendida por Jailson, colocando o Barcelona em desvantagem na disputa que acabou quando Juninho Valoura do América-MG converteu a quinta e ultima cobrança do Coelho e garantiu a vaga da equipe mineira.

Cabe ressaltar que Jailson foi eleito pela CONMEBOL o melhor da partida tanto no duelo de ida em Belo Horizonte, quanto na noite desta terça-feira (15) em Guayaquil.

Próximos passos na competição

O América-MG agora aguarda o sorteio dos grupos que ocorrerá no dia 25 de março. Estando no Pote 4, o Coelho pode cair em um grupo que tenha clubes brasileiros, já que o fato da equipe se classificar através das fases preliminares retira o impedimento de enfrentar equipes do mesmo país na fase de grupos.

 

Siga o Na Beira no Twitter!

Leia também: Conheça Atlético Mogi: o novo pior time do mundo

você pode gostar também