A Betano, patrocinadora oficial da Copa América 2024, trouxe para o Brasil a taça da competição. A exposição foi realizada na cidade de São Paulo na última quinta-feira (6) e chega ao Rio de Janeiro neste sábado (8). A taça ficará exposta das 10h às 22h, no Barra Shopping, nível Américas – próximo a entrada C, ao lado da Redley, aberto para o público, gratuitamente (Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca).
O espaço terá lugares instagramáveis, como a reprodução da mesa e área de coletiva da Copa América, um quadro com a oportunidade do torcedor dar palpites sobre as seleções que chegarão até a final da competição, além da presença de ex-jogadores da Seleção Brasileira que marcaram história no torneio.
História da Copa América
A Copa América é o torneio mais antigo do mundo realizado entre seleções, com mais de 100 anos de história. Nove vezes conquistada pelo Brasil, a taça da competição, que teve seu início em 1916, na Argentina, passou por restauração histórica e inédita para a edição de 2024.
O troféu original da competição foi confeccionado pela Casa Escasany para ser entregue no Campeonato Sul-Americano de 1917, depois renomeado de Copa América. Ao longo dos anos, o troféu foi modificado com a adição de placas de madeira para acomodar os emblemas dos campeões da competição, formando três degraus.
Desde 2004, foram entregues diferentes réplicas do troféu. Para preservar as raízes do futebol sul-americano, o troféu icônico de 11.85 quilos foi restaurado para a 48ª edição do torneio, que acontecerá nos Estados Unidos.
A edição 2024
A Copa América de 2024 será a 48ª edição do campeonato internacional de futebol masculino quadrienal organizado pela CONMEBOL.
Após a recusa do Equador em sediar a competição, os Estados Unidos formalizaram então, em dezembro de 2022, uma proposta para sediar o torneio, sendo uma oportunidade para um evento-teste visando a Copa do Mundo FIFA de 2026. Com isso, a competição será realizada em conjunto por CONMEBOL e CONCACAF, como aconteceu em 2016 na Copa América Centenário, que também foi disputada em solo norte-americano.
Todos os 10 membros da CONMEBOL estão elegíveis para a disputa da competição. As equipes participantes da CONCACAF foram definidas a partir da campanha na Liga das Nações de 2023/24: os vencedores das quartas de final da competição se classificaram diretamente, enquanto as seleções derrotadas na mesma fase disputaram os playoffs para definir as outras duas vagas.
O Canadá e a Costa Rica foram os vencedores dos confrontos dos playoffs e, assim, os grupos da edição de 2024 da Copa América foram definidos:
O torneio será aberto com o confronto entre Argentina, a atual campeã do mundo, e o Canadá no próximo dia 20 de junho (quinta-feira), às 21h (horário de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.
A estreia da Seleção Brasileira será no dia 24 de junho (segunda-feira), às 22h (horário de Brasília), contra a Costa Rica. O jogo será disputado no SoFi Stadium, na Califórnia.
Já a grande final da edição de 2024 da Copa América será disputada no dia 14 de julho, às 21h (horário de Brasília), no Sun Life Stadium, em Miami. Dentre as grandes favoritas aparecem a Argentina e o Uruguai, os maiores campeões do torneio com 15 títulos cada, e o Brasil, que pode chegar ao 10º título da competição.
Paraguai, Chile, Peru, Colômbia e Bolívia são outras seleções que já conquistaram o título da Copa América em sua história.