Nesta terça-feira (05), ocorreu na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o Conselho do Brasileirão 2024 – série A. Um dos assuntos tratados na reunião, que contou com representantes e os capitães dos clubes, foi o aumento do número de estrangeiros nos elencos. Ficou decidido que o número máximo de jogadores que não possuem nacionalidade brasileira irá aumentar de sete para nove por time.
Siga o Na Beira do Campo no twitter:
Confira um trecho da nota divulgada pela CBF que fala sobre o assunto:
Limite de estrangeiros
“A partir desta edição, os clubes poderão inscrever até nove jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de sete atletas estrangeiros por clube.”
Outros aspectos relevantes foram abordados na reunião:
Treinos em gramados sintéticos
Outra mudança bastante relevante é que os clubes que fazem uso do gramado sintético deverão ceder ao seu adversário o direito de um treino na véspera de jogo no gramado, caso seja solicitado pela equipe visitante.
Árbitro terá que explicar decisões aos torcedores
Os árbitros deverão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público durante as partidas. Este modelo foi autorizado pela FIFA e já foi testado na final da Supercopa Feminina 2024.
Troféu Roberto Dinamite
A partir da edição 2024, o troféu de maior goleador de cada edição da competição terá o nome de Roberto Dinamite, em homenagem ao nome do maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro.
Sistema de disputa
O sistema de disputa do Brasileirão 2024 não sofreu alteração. Com o início marcado para o dia 13 de abril, continuarão sendo 19 datas por turno. A 38ª e última rodada está prevista para o dia 8 de dezembro.
Veja também: Quem tem mais títulos: Internacional ou Grêmio?