Neste domingo (25), às 12h (horário de Brasília), Chelsea x Liverpool protagonizam o confronto da final da Copa da Liga Inglesa, mais conhecida como Carabao Cup, em busca do seu primeiro troféu na temporada.
Mauricio Pochettino ainda está no início de seu trabalho no Chelsea, porém, já é seu terceiro trabalho na Inglaterra e o treinador argentino ainda busca seu primeiro título em solo inglês. Além disso, um troféu não faria nada mal aos Blues, que passaram em branco na última temporada.
Por outro lado, o período de Jürgen Klopp no Liverpool está chegando aos seus estágios finais e, sem dúvidas, os Reds buscarão dar fim a esta era com mais conquistas, justamente o que tornou a passagem do treinador alemão tão especial por Merseyside.
Chelsea
Campanha na Carabao Cup
A campanha do Chelsea até sua 10ª final da Copa da Liga Inglesa começou mais cedo que o habitual para os Blues. Porque o time ficou fora das competições europeias, entrou mais cedo na competição, debutando na segunda rodada contra o AFC Wimbledon. Apesar do Wimbledon ter saído na frente, os Blues conseguiram a virada graças aos gols de Madueke e Enzo Fernández e saiu com a classificação em Stamford Bridge.
Na terceira rodada, o Chelsea recebeu o Brighton e saiu vencedor do confronto graças ao gol de Nico Jackson no início da etapa complementar. Nas quartas de final, os Blues jogaram mais uma vez em casa, naquela ocasião, contra o Blackburn. Com gols de Benoit Badiashile e Raheem Sterling, o time de Mauricio Pochettino avançou para a semifinal, onde enfrentou mais uma equipe da Championship, o Middlesbrough.
Na primeira partida fora de casa na atual edição da Carabao Cup, o Chelsea foi surpreendido pelo Middlesbrough, que venceu os Blues pelo placar simples e jogou toda a pressão no time londrino para o confronto de volta em Stamford Bridge. No entanto, de volta ao seu domínio, o Chelsea atropelou o Boro, vencendo por 6 a 1 e carimbando sua vaga para a final.
Notícias do plantel
O Chelsea vai a Wembley com muitos desfalques, dentre eles quatro defensores: Benoit Badiashile, Reece James, Wesley Fofana e Marc Cucurella. Cucurella tem chances de fazer parte do plantel, mas é improvável que tenha condições de jogo. Além disso, Thiago Silva é mais um defensor que pode ficar de fora do confronto, ainda se recuperando de um problema muscular.
Os jovens meio campistas Carney Chukwuemeka, Lesley Ugochukwu e Romeo Lavia, que foi alvo do Liverpool na última janela de verão, são os outros desfalques confirmados dos Blues para a grande final.
Provável escalação: Petrovic; Gusto, Disasi, Colwill e Chilwell; Enzo Fernández, Caicedo e Gallagher; Palmer, Sterling e Nicolas Jackson.
Liverpool
Campanha na Carabao Cup
O Liverpool recebeu o Leicester em Anfield para dar início à sua campanha na Carabao Cup na terceira rodada. Os Foxes abriram o placar no início do jogo, mas Cody Gakpo, Dominic Szoboszlai e Diogo Jota comandaram a remontada dos Reds na segunda etapa para garantir a vitória e a classificação do time de Jürgen Klopp.
Nas oitavas de final, o Liverpool viajou para enfrentar o Bournemouth, vencendo por 2 a 1 ao fim dos 90 minutos graças aos gols de Gakpo e Darwin Núñez. Desde então, os Reds enfrentaram apenas adversários de Premier League na competição.
Depois de passar pelo Bournemouth fora de casa, os Reds receberam o West Ham e atropelaram o time da capital londrina pelo placar de 5 a 1, com direito a doblete de Curtis Jones. Já nas semifinais, o Liverpool enfrentou o Fulham vencendo o jogo em Anfield por 2 a 1, com gols de Jones e Gakpo, e empatando em 1 a 1 em Craven Cottage com Luis Días marcando o gol dos Reds na ocasião.
Notícias do plantel
Assim como os Blues, os Reds tem uma lista extensa de desfalques que contam com nomes centrais para Klopp ao longo da temporada. Alisson Becker, Trent Alexander-Arnold, Ben Doak, Stefan Bajcetic, Joel Matip, Diogo Jota, Thiago Alcantara e Curtis Jones foram desfalques nas últimas partidas e, em grande parte, devem desfalcar o Liverpool na viagem para Londres.
Alguns dos nomes lesionados podem se recuperar a tempo da grande decisão, mas é uma corrida contra o tempo. Mohamed Salah, Darwin Núñez e Dominic Szoboszlai não tiveram lesões confirmadas, porém, sentiram incômodos e estão em processo de avaliação. Portanto, são dúvidas de início, embora seja maior a chance de que os três estejam em campo.
Provável escalação: Kelleher; Bradley, Konaté, Van Dijk e Robertson; Endo, Gravenberch e Mac Allister; Salah (Elliott), Luis Díaz e Darwin Núñez (Gakpo).
Retrospecto Chelsea x Liverpool
Em 195 jogos, por todas as competições, são 81 triunfos do Liverpool, 65 do Chelsea e 49 empates. Especificamente olhando para a grande final da Copa da Liga Inglesa, a partida deste domingo marca o terceiro Chelsea x Liverpool na decisão da copa doméstica, com cada lado tendo vencido um dos jogos anteriores.
Os Blues saíram vencedores em 2005, depois de vencerem por 3 a 2, resultado construído já nos acréscimos. Naquela ocasião, os Reds abriram o placar logo no primeiro minuto, com John Riise, mas Steven Gerrard marcou contra aos 34 do segundo tempo para mandar a partida para a prorrogação.
No tempo extra, Didier Drogba e Mateja Kežman marcaram para os Blues na frente, antes de Antonio Núñez marcar para os Reds na tentativa de retomar o empate. No entanto, o Liverpool não teve sucesso na tarefa.
As equipes voltaram a se encontrar na decisão da Carabao Cup 17 anos depois, em 2022. Chelsea e Liverpool ficaram no 0 a 0 nos 90 minutos do tempo regulamentar e nos 30 minutos de prorrogação e, com isso, a decisão aconteceu nas penalidades. Nessa ocasião, os Reds saíram com o troféu ao vencerem a disputa de pênaltis por 11 a 10, com o goleiro Caoimhín Kelleher convertendo o pênalti decisivo.
Onde assistir a decisão da Carabao Cup?
A grande decisão Chelsea x Liverpool terá transmissão da ESPN (TV por assinatura) e do Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
- Jogo: Chelsea x Liverpool
- Competição: Carabao Cup – Final
- Estádio: Wembley – Londres, Inglaterra
- Horário: 12h (Horário de Brasília)
Arbitragem Chelsea x Liverpool
- Árbitro: Chris Kavanaugh
- Assistentes: Mark Scholes e James Mainwaring
- Quarto árbitro: Tim Robinson
- Assistente reserva: Wade Smith
- VAR: John Brooks
- Assistente do VAR: Marc Perry