A FIFPRO anunciou, nesta segunda-feira (13), uma lista com 26 jogadores que estão concorrendo para a seleção de 2022. A organização reuniu os melhores jogadores entre 8 de agosto de 2021 até 18 de dezembro de 2022. Vários pontos pesaram na escolha, mas o fator Copa do Mundo foi um dos maiores, levando nomes inéditos ao prêmio. Os 11 jogadores selecionados serão apresentados no prêmio “The Best”, junto ao anúncio de melhor jogador do mundo, de acordo com a FIFA.
Confira a lista com os jogadores a seguir:
Goleiros: Alisson, Courtois e Martínez.
Defensores: João Cancelo, Alphonso Davies, Van Dijk, Gvardiol, Hakimi, THeo Harnández, Rudiger e Thiago Silva.
Meio-campistas: Jude Bellingham, Casemiro, De Bruyne, Enzo Fernández, Gavi, Modric, Pedri e Valverde.
Atacantes: Benzema, Haaland, Lewandowski, Mbappé, Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo.
Lista com os 26 jogadores selecionados pela FIFA. (Foto: Reprodução/Twitter)
Vini Jr. de fora
A falta do nome de Vinícius Jr. na lista repercutiu muito no mundo do futebol, devido a grande temporada do brasileiro no Real Madrid. O autor do gol do título na Champions League, fez uma temporada de ouro e mesmo assim não teve seu nome dentro dos 26 escolhidos. Em 2022, Vini Jr. conquistou: La Liga, Champions League, Supercopa da UEFA e Supercopa da Espanha. Também esteve no time da temporada da Liga dos Campões, da LaLiga e ganhou o prêmio de melhor jogador jovem da Champions. Ao todo, Vini marcou 21 gols e deu 18 assistências. E mesmo assim não esteve dentro. Uma grande injustiça pelo futebol que Vini vêm jogando e a temporada incrível que fez.
Vini Jr. com a taça da Champions League. (Foto: Getty Images)
Novidades na lista
Entre os 26 escolhidos, 10 jogadores fazem a sua primeira aparição na lista. São eles: Jude Bellingham, Enzo Fernández, Gavi, Gvardiol, Hakimi, Theo Hernández, Emiliano Martínez, Pedri, Rudiger e Valverde. Jogadores relativamente jovens e que estão se destacando nas últimas temporadas em seus times. Destaque para Enzo Fernández (eleito melhor jogador jovem da Copa do Mundo) e Emiliano Martínez (eleito melhor goleiro da Copa do Mundo), campeões pela Argentina na Copa do Mundo.
Enzo Fernández e Martínez destaques da Copa do Mundo ao lado de Lionel Messi. (Foto: Friedemann Vogel/Lusa)
Presença de brasileiros
Mesmo com Vinícius Jr. de fora, o Brasil possui 4 jogadores que compõem a lista, sendo um em cada setor. Entre os goleiros, Alisson (Liverpool). Nos defensores, Thiago Silva (Chelsea). Nos jogadores de meio-campo, Casemiro (Manchester United). E por fim, no ataque, Neymar (PSG). Com isso, o Brasil é o país que mais possui jogadores que estão concorrendo ao prêmio.
Neymar Jr jogando pelo Brasil na Copa do Mundo. (Foto: Reprodução/Internet)
Nomes favoritos
Desses 26 nomes, existem alguns favoritos para ganharem o prêmio. É o caso de Lionel Messi, que fez uma temporada muito boa, sendo coroado com a Copa do Mundo no final do ano passado. Também temos grandes chances de vermos os franceses: Benzema e Mbappé compondo o ataque da seleção de 2022. Porém, jovens jogadores estão realizando grandes partidas, tendo ótimos desempenhos e estando em evidência no mundo do futebol. A transição entre as gerações está presente e visível na lista anunciada. O que importa, de fato, é que o futebol está muito bem servido com os atuais e futuros craques de suas posições.