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Como se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida?

O Minha Casa, Minha Vida foi criado para ajudar os brasileiros a realizarem o sonho da casa própria. Quer saber como participar? Este guia explica tudo o que você precisa para entender o programa.

Condições gerais para cadastro

A principal regra do Minha Casa, Minha Vida está relacionada à renda familiar: Áreas urbanas: Renda familiar bruta de até R$ 8 mil por mês. Áreas rurais: Renda familiar bruta de até R$ 96 mil por ano. É importante lembrar que benefícios como Bolsa Família, auxílio-doença ou seguro-desemprego não entram no cálculo da renda familiar, ou seja, não interferem na sua elegibilidade para o programa.

Faixas de renda para Imóveis em áreas urbanas

Faixa 1: Renda familiar mensal bruta de até R$ 2.640. Faixa 2: Renda familiar mensal bruta entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400. Faixa 3: Renda familiar mensal bruta entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000. Faixas de Renda para Imóveis em Áreas Rurais Faixa 1: Renda familiar anual bruta de até R$ 31.680. Faixa 2: Renda familiar anual bruta entre R$ 31.680,01 e R$ 52.800. Faixa 3: Renda familiar anual bruta entre R$ 52.800,01 e R$ 96 mil.

O que Muda em Cada Faixa de Renda?

Dependendo da sua faixa de renda, o governo pode oferecer condições mais vantajosas, como subsídios para o imóvel. Por isso, é essencial que as informações fornecidas sejam verdadeiras.

Requisitos para participar do Minha Casa, Minha Vida

Para participar do programa, você deve:
  • Estar dentro de uma das faixas de renda.
  • Ter a documentação em dia.
  • Realizar o cadastro no programa.
  • Aguardar a aprovação.

Grupos prioritários

Alguns grupos têm prioridade no cadastro do Minha Casa, Minha Vida, como:
  • Mulheres que são chefes de família.
  • Famílias com idosos.
  • Pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.
  • Famílias em situação de risco, vulnerabilidade ou em áreas de calamidade.
  • Famílias que passaram por deslocamento involuntário.
  • Pessoas em situação de rua.
  • A prioridade do programa é atender primeiro as famílias que mais necessitam.

Como se inscrever no Minha Casa, Minha Vida:

Faixa 1

Reúna seus documentos pessoais. Vá à prefeitura para fazer o cadastro. Aguarde a validação dos dados pela Caixa e a data do sorteio. Se for contemplado, assine o contrato no local indicado.

Faixas 2 e 3

Escolha o imóvel desejado. No site da Caixa, faça uma simulação de financiamento. Analise as opções e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades. Entregue a documentação pessoal e do imóvel para análise. Após aprovação, assine o contrato de financiamento. Documentação Necessária

Faixa 1

  • Documento de identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de renda.
  • Comprovante de estado civil.
  • Declaração de Imposto de Renda (se aplicável).

Faixas 2 e 3

Além dos documentos pessoais, você precisará dos documentos do imóvel, como: Escritura ou contrato de compra e venda. Certidão de débitos (IPTU, IPVA, INSS). Matrícula atualizada do imóvel. Valores Máximos dos Imóveis O valor máximo do imóvel depende da população da cidade: Acima de 750 mil habitantes: R$ 264 mil. Entre 300 mil e 750 mil habitantes: R$ 250 mil. Entre 100 mil e 300 mil habitantes: R$ 230 mil. Menos de 100 mil habitantes: R$ 200 mil. Para a Faixa 3, o valor máximo do imóvel é de R$ 350 mil em todo o Brasil.

Mais informações

Você pode entrar em contato pelo telefone da Caixa: 0800 726 0207 ou pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104.
Botão Largo e Centralizado SITE OFICIAL DA CAIXA