Nesta terça-feira (02), o Milan anunciou oficialmente a contratação de Charles De Ketelaere, jovem belga vindo do Club Brugge. O valor pago pelo clube italiano foi de 36 milhões de euros já com bônus.
Jovem promessa do futebol e do tênis
Ao mesmo tempo em que entrou no Brugge, aos oito anos de idade, Charles De Ketelaere também era uma esperança belga no tênis. O meia já havia ganho campeonatos locais e poderia seguir carreira no esporte. Entretanto, ele preferiu o futebol, no qual também poderia se destacar coletivamente.
Sobre essa decisão, ele falou em uma entrevista ao jornal Het Niewsblad:
“No tênis, eu não conseguia lidar com minhas derrotas e também ficava muito nervoso com as atitudes de alguns meninos com quem eu jogava contra. Cheguei a fazer meditação para acalmar. No futebol, é mais fácil achar desculpas para as derrotas, enquanto no tênis é você com você mesmo.”
Estreia profissional e ascensão meteórica
Dessa forma, o atleta estreou pelo time profissional do Brugge na temporada 2019-20. Logo no início foi muito bem, tendo sido eleito o jogador do mês de outubro no Campeonato Belga e, no mesmo ano, escolhido o melhor jogador jovem da Bélgica. Ainda assim, também se destacou em partidas da Champions League, fazendo o gol da vitória contra o Zenit, em São Petersburgo, na fase de grupos da UCL 2020-21. A partida em que ele apareceu de vez para o mundo foi no empate por 1-1 contra o PSG na fase de grupos da UCL 2021-22, sendo o líder pelas estatísticas do SofaScore. Ele terminou sua passagem pelo Club Brugge somando 25 gols e 12 assistências, vencendo três vezes a liga nacional e duas vezes a Supercopa da Bélgica.
Chegada a Milão
Sua apresentação, ocorrida no dia 02 (terça-feira), foi o final feliz de uma longa novela que envolveu múltiplas reuniões entre as diretorias de Milan e Club Brugge. Ele queria muito que a transferência acontecesse e vinha sendo poupado dos últimos treinos e jogos do clube belga. Dessa forma, o meio-campista avançado chega para um setor em que o Milan é necessitado e para o qual ainda procura mais reforços.
Em entrevista de apresentação ao canal oficial do Milan, ele disse:
“Ser jogador de futebol é algo que você só pode imaginar. Sempre sonhei em ser um, mas nunca acreditei que poderia jogar em um clube como o Milan. Hoje tudo isso é uma realidade e estou muito orgulhoso”.
O belga chega com contrato até junho de 2027 e, se tudo der certo, promete manter por muitos anos a titularidade no meio-campo rossonero.