Em dia de folga do elenco merengue que contou com a despedida de Casemiro, Valverde roubou parte da cena sendo tratado pelo volante brasileiro como seu substituto imediato no clube. Confira as palavras de Casemiro sobre Fede:
— O Madrid sempre contrata os melhores jogadores. Fede (Valverde) pode fazer este trabalho (substituí-lo) e é um jogador que tem pela frente 10 ou 12 anos. Faz quatro ou cinco anos que dizia que tínhamos um dos melhores meios de campo do mundo. Não sabia que Kroos e Modric iam seguir assim. Fede pode jogar de cinco (volante central) — disse Casemiro.
A história de Fede Valverde
Federico Valverde, meia de 24 anos natural do Uruguai, foi comprado em 2016 por 5 milhões de euros junto ao Peñarol e integrou logo de início a equipe B do Real Madrid mais conhecida como Real Madrid Castilla, uma espécie de categoria de formação e lapidação a qual jogadores como Vinícius Jr, Rodrygo e o próprio Casemiro chegaram a integrar.
Fede chegou ao clube com 18 anos e após um ano foi emprestado ao La Coruña da Espanha, jogou 25 partidas e colecionou boas atuações que lhe renderam uma oportunidade de retornar ao Real Madrid. Em julho de 2018 ele foi integrado ao elenco principal e começou uma trajetória incrível, com altos e baixos e até mesmo uma escolha crucial do técnico a época, Zinedine Zidane.
A escolha crucial
Fede era concorrente de Marcos Llorente no Real Madrid em 2018, porém sabendo que somente um dos dois teria espaço naquele momento de ascensão merengue, Zidane optou por dar a oportunidade a Fede Valverde e sugeriu negociar Marcos Llorente, que em 2019 seria contratado pelo rival Atlético de Madrid por 30 milhões de euros.
A confirmação de que o Real havia feito um bom negócio veio em 2020 na Supercopa da Espanha, onde Valverde e Llorente se enfrentaram e naquela ocasião, o Real contou com a frieza de Valverde para ser campeão. Com o jogo empatado por 0x0 até a prorrogação, aos 114 minutos de jogo o atacante ex-Real, Álvaro Morata, sai sozinho frente a frente com Courtois mas antes mesmo de entrar na área, Federico Valverde aparece como um raio e dá um carrinho salvador, evitando uma chance de quase gol e sendo expulso logo em sequência.
Após muita confusão e vários cartões para ambos os lados, o jogo terminou em 0x0 e a decisão nos pênaltis teve o Real como vencedor, Valverde que havia sido expulso no lance crucial, saiu como o grande herói e foi eleito o “Homem do Jogo” naquela ocasião.
Confira o lance: https://youtube.com/shorts/3Ts_1owQvDw?feature=share
Relação da dupla
De lá para cá, Valverde e Casemiro se tornaram amigos leais e a relação era tão boa a ponto da esposa de Fede Valverde, Mina Bonino pedir para que Case não saísse do clube “No te vayas” disse Mina. Vale ressaltar que Fede se inspirava em Case e ambos tinham uma relação de admiração um pelo outro.