Nesta sexta-feira (16), em entrevista coletiva em Doha, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou as mudanças no formato do Mundial de Clubes, algo que já era discutido a algum tempo pela entidade. O novo Mundial será disputado a cada quatro anos com 32 times, com a primeira edição marcada para 2025. Por sua vez, a sede ainda a ser definida, porém, existe a expectativa de que ocorra na América do Norte, servindo como evento teste para a Copa do Mundo de 2026.
O número de equipes por continente é algo que, também, está para ser definido. Segundo apurações do ge (Globo), a UEFA e a Associação de Clubes Europeus pressionam para que a Europa tenha 12 representantes na competição, sendo essa uma condição para que apoiem a realização do novo Mundial.
Em relação ao Mundial referente à temporada 2021/22, a FIFA já definiu local e datas. O torneio, que contará com as participações de Flamengo e Real Madrid, será disputado no Marrocos entre os dias 1º e 11 de fevereiro.
Dessa forma, a CONMEBOL deverá buscar outras datas para realização dos jogos da Recopa Sul-Americana. Os confrontos entre Flamengo e Independiente del Valle estavam, inicialmente, marcados para os dias 8 e 15 de fevereiro, o que não será mais viável.
O formato será o velho conhecido: sete clubes, sendo os seis campeões continentais vigentes e um representante do país-sede, com os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões entrando na competição na fase de semifinais. Nesse sentido, já estão garantidos na competição:
- Flamengo (campeão da Libertadores)
- Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões)
- Seattle Sounders (campeão da Concachampions)
- Auckland City (campeão da Oceania)
- Wydad Casablanca (campeão da África e representante do país-sede)
- Al-Ahly (vice-campeão da África)
Logo, falta apenas a definição do representante da Ásia.
Novas competições FIFA
Além de dar mais detalhes sobre o novo formato do Mundial de Clubes, Infantino anunciou a criação de dois torneios pela FIFA: o Mundial de Clubes Feminino e a Copa do Mundo de Futsal Feminina. Em relação às competições femininas, ainda não foram anunciados formato nem possíveis datas para realização.