A Federação Mineira de Futebol – FMF – remarcou os jogos adiados do Ipatinga no Campeonato Mineiro. São dois os confrontos que foram atrasados, devido ao imbróglio judicial com o Betim Futebol, que teve fim nesta terça-feira (31): Villa Nova (fora) e Patrocinense (casa).
Os duelos foram readequados para as seguintes datas:
- Villa Nova x Ipatinga: 22 de fevereiro
- Ipatinga x Patrocinense: 1º de março
O Tigre estreará no Estadual neste sábado (4), contra o Atlético-MG, no Ipatingão. A partida está marcada para as 19h.
O Motivo do Adiamento
O Ipatinga conquistou o acesso ao Módulo I na temporada passada, terminando em 2º lugar no Campeonato Mineiro do Módulo II. Algum tempo depois, o Betim Futebol, 3º colocado, entrou com denúncia no TJD-MG contra o Tigre, devido a suposta falsificação de carteiras de trabalho.
Devido a problemas no julgamento do processo, o Betim solicitou ao STJD a suspensão do Campeonato Mineiro, até que as denúncias fossem propriamente apreciadas pela Justiça Mineira. Após julgamento inicial, o STJD liberou o início do Estadual, mas manteve as partidas do Ipatinga suspensas, até que fosse analisado um recurso do Betim contra o resultado do TJD-MG.
O recurso foi julgado pelo STJD nesta terça-feira (31), e foi mantido o ganho de causa do Ipatinga. Desta forma, o clube foi liberado para jogar o campeonato regional.
O Campeão Voltou
A equipe do Vale do Aço ficou muito marcada pelas suas campanhas no início dos anos 2000. Batendo de frente com gigantes, chegou às semifinais da Copa do Brasil de 2006, subiu à Série A do Campeonato Brasileiro em 2007, e conquistou o Campeonato Mineiro de 2005, derrotando o Cruzeiro, em pleno Mineirão.
Será a primeira participação do Ipatinga na primeira divisão do futebol mineiro em 12 anos. O clube foi rebaixado em penúltimo lugar em 2011, entrou em uma profunda crise financeira, e quase fechou as portas.