Um dos maiores ídolos da história do São Paulo e com passagens importantes por clubes do exterior, Hernanes anunciou nesta segunda-feira sua aposentadoria como jogador de futebol. Em evento no Morumbi, o agora ex-meio-campista comunicou a decisão de pendurar as chuteiras depois de 18 anos de carreira.
Hernanes, que já foi peça certa em convocações da seleção brasileira, estava sem clube desde que deixou o Sport, ao final da temporada de 2021. Antes de chegar ao Leão, o ‘Profeta’, como é chamado, defendeu o São Paulo, clube que mais defendeu durante sua carreira, com mais de 200 partidas em três passagens.
– Deixo de jogar hoje, oficialmente. Já estava há um tempo sem jogar, mas queria oficializar. Hoje estou encerrando minha carreira como jogador de futebol. Mas nascendo para tantas outras coisas que me aguardam. Obrigado ao futebol, obrigado à bola. Vim para cá hoje, peguei um táxi para ser mais rápido, e entrei no táxi e vi uma bola. Foi muito lindo isso. Obrigado – disse o Profeta, emocionado.
Hernanes começou no Unibol-PE e chegou ao São Paulo ainda nas categorias de base. Sem chances no time profissional do Morumbi, ele passou a se destacar depois de ser emprestado ao Santo André para jogar a Série B de 2006.
Hernanes passou a brilhar no Tricolor após voltar de empréstimo no Santo André. Destaque nos títulos brasileiros de 2007 e 2008, o ‘Profeta’ seguiu no clube até 2010, quando foi vendido à Lazio, time que defendeu até 2014. Depois, passou por Inter de Milão, Juventus e Hebei China Fortune antes de voltar definitivamente ao Tricolor.
No segundo semestre de 2017, o meia retornou por empréstimo ao São Paulo. A equipe vivia uma forte crise, e as atuações do jogador foram fundamentais para que o clube não corresse risco de cair no Brasileiro. Jogou o fino da bola neste período, o qual classificou como seu auge “técnico e de cabeça”.
O jogador explicou como foi a tomada de decisão sobre a aposentadoria. E disse que viveu no São Paulo um período de desorganização que nunca havia visto.
– Desde que voltei ao São Paulo, em 2019, depois em 2020 na pandemia, tudo ficou muito confuso. Tinham outros aspectos que eu considerava, além do futebol. Foi o primeiro momento que me fez parar para pensar. O São Paulo estava passando por um momento de desorganização que eu nunca tinha visto, mexeu um pouco comigo isso. Dentro de campo, eu não estava conseguindo mais ser protagonista. Aí foi o primeiro momento em que pensei, em que bateu essa vontade. Até me lembro, o Alexandre Pássaro (ex-diretor do São Paulo) falou para eu pensar um pouco. Depois, junto com o Diniz, construímos um caminho onde consegui me motivar. Tive jogos interessantes e legais com ele, boas partidas. Um gol contra o Corinthians, que faltava. – disse Hernanes.
Anunciado pouco tempo depois pelo Sport, o meia não conseguiu ajudar o time pernambucano a evitar a queda para a Série B e não renovou contrato para 2022.
Ao todo, Hernanes defendeu sete clubes na carreira (Unibol-PE, São Paulo, Santo André, Lazio-ITA, Inter de Milão-ITA, Juventus-ITA e Hebei Fortune-CHI), fez 682 partidas oficiais e anotou 121 gols.
Títulos
Brasileirão 2007 e 2008
Paulistão 2021
Copa da Itália 2013 e 2016
Campeonato Italiano 2016
Copa das Confederações 2013
Medalha de bronze na Olimpíada de Pequim (2008)