O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) realizou uma reunião em caráter excepcional, na noite desta segunda-feira (16). Em pauta, o imbróglio judicial envolvendo Betim Futebol e Ipatinga, que culminou na paralização Campeonato Mineiro.
Num primeiro momento, os juízes avaliaram a competência do tribunal em julgar o caso. A decisão final foi de que o TJD tinha, sim, a competência necessária. Desta forma, a reunião seguiu para o segundo – e mais importante – momento: foi julgado o Ipatinga, com base nas denúncias de inscrição irregular de jogadores e falsificação de carteiras de trabalho.
🚨 URGENTE 🚨
TJD/MG absolve Ipatinga e clube vai disputar o Campeonato mineiro 2023. pic.twitter.com/FbSsK3F8tz— Mineiro módulo 2 (@mineiromodulo2) January 17, 2023
O Ipatinga acabou sendo absolvido, mas terá que pagar uma multa de R$ 20 mil. A punição mais forte foi dada ao presidente do clube, Nicanor Pires, que foi suspenso por 540 dias, e terá de pagar multa de R$ 10 mil.
O Betim deve recorrer da decisão. Mesmo com a situação judicial parcialmente definida, o Campeonato Mineiro segue paralizado, e terá sua suspensão recorrida junto ao STJD.