Após uma curta temporada com apenas 11 minutos jogados e 1 título conquistado, Juan Mata deixa o Vissel Kobe (Japão). O meio-campista se juntou ao clube japonês em setembro de 2023, após uma temporada no Galatasaray (Turquia). Em sua curta passagem no país, o espanhol foi campeão da J. League, a primeira divisão japonesa.
Em seu Instagram, Juan Mata fez uma publicação se despedindo do Vissel Kobe e agradecendo pelo tempo que esteve no Japão.
Juan Mata jogou apenas 11 minutos no Japão
Já imaginou o seu time contratar um jogador para substituir Andres Iniesta, mas ele atuar apenas 11 minutos na temporada? Foi exatamente isso o que aconteceu com o Juan Mata, ex-Manchester United. Após a saída de Iniesta do Vissel Kobe, o clube japonês contratou Mata para substituir o craque espanhol.
Após uma temporada no Galatasaray, Juan Mata ficou cerca de dois meses sem clube, até assinar um contrato com o Vissel Kobe em setembro de 2023. Menos de um mês antes de contratar o jogador, o time japonês havia se despedido de Andrés Iniesta, que se transferiu para o Emirates Cultural Sport Club. O craque ex-Barcelona estava no clube desde 2018 e conquistou três títulos.
Apesar de ter sido campeão turco, Juan Mata teve uma passagem bem discreta no Galatasaray, com apenas 18 partidas disputadas. Foram três gols e duas assistências no período. Já no Vissel Kobe, onde também foi campeão nacional, a passagem de Mata foi ainda mais discreta. Desde que foi contratado pelo clube japonês, o espanhol ficou no banco em cinco dos nove jogos disputados pela equipe no período.
A única vez que Juan Mata entrou em campo pelo Vissel Kobe foi na derrota de 2×0 para o Sanfrecce Hiroshima, em 16 de setembro. O meio-campista entrou em campo aos 80 minutos, quando o time já perdia por 2 a 0, e não conseguiu mostrar o seu futebol. Inclusive, há anos ele não consegue fazer isso.
Conheça a trajetória do meio-campista
Campeão da Copa do Mundo com a Espanha em 2010, Mata teve grande destaque na época em que jogou na Premier League. O meio-campista jogou por dois clubes ingleses em sua carreira: Chelsea e Manchester United, entre os anos de 2011 e 2022.
Formado nas categorias de base do Real Madrid, Juan Mata começou sua história no futebol europeu quando jogou no Valencia. Em sua primeira temporada como jogador do clube, o espanhol sofreu com lesões e até chegou a ser retirado do time titular. Porém, isso não o impediu de fazer história.
Na semifinal da Copa do Rei de 2007/08, Juan Mata foi o herói do Valencia no jogo contra o Barcelona. Com apenas 19 anos, o meio-campista marcou duas vezes e garantiu a vitória de 3×2, além da vaga na final da competição. Em jogo único, o Valencia enfrentou o Athletic Bilbao na final da Copa do Rei e venceu a partida por 3×1. Mata abriu o placar da decisão com apenas quatro minutos de jogo.
Após quatro temporadas no Valencia, Juan Mata assinou com o Chelsea, onde jogou entre 2011 e 2014. Pelo clube inglês, o meio-campista foi campeão da Champions League, Europa League e FA Cup. Todos esses títulos foram conquistados em suas primeiras temporadas no clube.
Depois da passagem vitoriosa no Chelsea, com três títulos conquistados e 18 gols marcados, o espanhol se transferiu para o Manchester United. Pelos Red Devils, foram nove temporadas e quatro troféus: Europa League, FA Cup, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra.
Após quase uma década jogando no Manchester United, Juan Mata deixou a Inglaterra rumo à Turquia para assinar com o Galatasaray. Em menos de 20 jogos disputados, o meio-campista marcou três gols e deu apenas uma assistência, mas conquistou o título do Campeonato Turco, o 23º do clube.
Depois da curta, mas vitoriosa passagem pelo Galatasaray, Juan Mata assinou com o Vissel Kobe após ficar dois meses sem clube. Pode-se dizer que a história que fez no clube turco se repetiu no Japão. Em apenas três meses de clube, com uma única partida disputada, ele conquistou o título do Campeonato Japonês, e se despediu do clube este ano.
“Estou ansioso para continuar a desfrutar do futebol em outro lugar e, com sorte, continuar ganhando troféus, que a sequência continue”
Juan Mata não completa 40 jogos em uma temporada desde 2018
Apesar dos grandes títulos conquistados, Juan Mata tem uma carreira marcada por temporadas com poucos jogos disputados pelos clubes. Desde que começou a jogar no futebol profissional em 2007, pelo Valencia, o meio-campista tem uma média de 38 jogos disputados por temporada.
Desde 2018, essa média de partidas é menor. Após terminar a temporada 2017/18 com 40 jogos, Juan Mata nunca mais conseguiu chegar a 40 partidas disputadas em uma temporada. Fazendo um recorte dos últimos três anos, esse número é ainda mais baixo. Nas temporadas 2020/21, 2021/22 e 2022/23, Juan Mata esteve em campo em apenas 18, 12 e 19 partidas, respectivamente.