O Ceará perdeu mais do que o clássico diante do Fortaleza no final de semana: o treinador Marquinhos Santos foi desligado da equipe alvinegra poucas horas depois da partida. Apresentado no dia 14 de junho, o treinador permaneceu no cargo por exatos dois meses. A coincidência, fica por conta da demissão do treinador ocorrer logo após derrota para o Fortaleza, forma como o mesmo foi apresentado, inclusive, após eliminação para o rival na Copa do Brasil.
Vindo depois de uma passagem pelo América Mineiro, Marquinhos conviveu com altos e baixos na equipe nordestina. No entanto, o fraco desempenho nos últimos jogos, aliado a falta de padrão tático e as críticas da torcida, foram pontos críticos que culminaram na opção de não continuidade do trabalho. Além de todos os problemas, a recente eliminação na Copa Sul-Americana, e a proximidade do clube com a zona de rebaixamento do campeonato brasileiro, onde não vence a quatro jogos, foram a gota d’água para o treinador.
Ao todo, desde quando chegou em junho, Marquinhos Santos conquistou 06 vitórias, 05 empates e 06 derrotas comandando o alvinegro (41% de aproveitamento). Junto de Marquinhos Santos, o auxiliar Edson Borges também deixa o Ceará.