A fase de grupos do Paulistão 2024 chegou ao fim e muitos times deram adeus às chances de ser campeão paulista. Esse ano, tanto os times classificados quanto os eliminados tiveram seus goleiros como grandes destaques. Esse é o caso de Pedro Rocha, da Ponte Preta, e Alex Alves, do São Bernardo FC. Eles foram alguns dos melhores goleiros do Paulistão 2024.
Como decidir quais foram os melhores goleiros do Paulistão 2024?
É muito fácil escrever um texto dizendo quais foram os melhores goleiros de um campeonato sem justificar nada, não é mesmo? Pensando nisso, escolhi um critério simples para decidir quais foram os melhores goleiros do Paulistão 2024, que consiste em 3 estatísticas:
- Número de defesas;
- Número de gols sofridos;
- Número de jogos;
Com essas três estatísticas, selecionei os melhores goleiros do Campeonato Paulista 2024. Confira-os a seguir:
*Como fonte de dados, utilizei o site do Sofascore, que informa o número de defesas, gols sofridos e jogos de cada um dos goleiros do Paulistão 2024.
Os melhores goleiros do Paulistão 2024
O Campeonato Paulista é disputado anualmente por alguns dos melhores goleiros do futebol brasileiro. Entre eles, Weverton, atual bicampeão brasileiro com o Palmeiras; Cássio, um dos maiores ídolos da história do Corinthians; Rafael, recém convocado para representar a Seleção Brasileira. De fato, todos eles são ótimos goleiros. Porém, nenhum deles se destacou entre os melhores goleiros do Paulistão.
Confira quais foram os melhores goleiros do Paulistão 2024:
1º – Pedro Rocha (Ponte Preta)
Para mim, sem sombra de dúvida, o melhor goleiro do Paulistão 2024 é Pedro Rocha, da Ponte Preta. Na última temporada, o time de Campinas ficou há poucos pontos de ser rebaixado para a Série C do Brasileirão. Já esse ano, terminou a fase de grupos na 2ª colocação do Grupo B, muito graças a Pedro Rocha.
Jogador da Ponte Preta desde 2018, Pedro Rocha nunca conseguiu se estabelecer entre os goleiros da equipe. Não é à toa que foi emprestado para quatro clubes diferentes até se tornar titular da Ponte Preta nesta temporada. Ele teve passagens por XV de Jaú, Inter de Limeira, Aymorés-MG e Athletic-MG.
Desde o início da temporada, Pedro Rocha mostrou que é titular absoluto da Ponte Preta. O goleiro disputou todos os 12 jogos da fase de grupos e fez incríveis 53 defesas. Liderando as principais estatísticas defensivas, Pedro Rocha é o goleiro com mais defesas no Paulistão 2024!
Considerando o critério que escolhi para definir quais foram os melhores goleiros do Paulistão 2024, saiba que Pedro Rocha lidera as principais estatísticas. O jogador da Ponte Preta é o goleiro com mais defesas, mais defesas por jogo e maior porcentagem de chutes defendidos do Campeonato Paulista.
Se você é uma daquelas pessoas que gostam de estatísticas e do Sofascore, saiba que Pedro Rocha é o jogador com a maior média do Paulistão 2024. De acordo com a plataforma de estatísticas, o goleiro da Ponte Preta tem uma nota média de 7.48.
Confira os números de Pedro Rocha no Paulistão 2024:
- 12 jogos;
- 11 gols sofridos;
- 0,91 gols sofridos por jogo;
- 53 defesas (*);
- 4,4 defesas por jogo (*);
- 82,8% de chutes defendidos (*).
*Líder na estatística no Paulistão 2024.
2º – Alex Alves (São Bernardo FC)
Saindo de Campinas e indo até São Bernardo do Campo, há outro goleiro que se destaca como um dos melhores do Paulistão 2024: Alex Alves. O goleiro do São Bernardo FC é um dos principais jogadores do time e, consequentemente, um dos grandes destaques do campeonato.
Contratado pelo São Bernardo em janeiro de 2022, Alex Alves chegou e assumiu a titularidade do clube. Ele é o goleiro de confiança de Márcio Zanardi, treinador que recentemente se tornou o técnico com mais jogos na história do pelo São Bernardo FC.
Desde que assumiu a titularidade do São Bernardo, Alex Alves mostrou que tinha tudo para fazer história pelo clube. Em 2023, o goleiro entrou para a história do futebol brasileiro durante a disputa da Série D do Brasileirão. Ao ficar 86 dias sem sofrer gols, Alex Alves se tornou o goleiro com mais minutos sem ser vazado na história do Campeonato Brasileiro.
Alex Alves foi titular do São Bernardo FC em todos os 12 jogos da fase de grupos do Campeonato Paulista. Um dos grandes feitos do goleiro foi ter sofrido apenas 9 gols, o que garantiu ao São Bernardo o status de melhor defesa do Paulistão 2024, ao lado de Palmeiras e Red Bull Bragantino. Segundo o Sofascore, ele tem a 4ª melhor nota média do Paulistão (7,37).
Confira os números de Alex Alves no Paulistão 2024:
- 12 jogos;
- 9 gols sofridos;
- 0,75 gols sofridos por jogo;
- 40 defesas;
- 3,33 defesas por jogo;
- 81,6% de chutes defendidos.
3º – Cleiton (Red Bull Bragantino)
Voltando para o interior de São Paulo, mais precisamente para Bragança Paulista, temos Cleiton se destacando como um dos melhores goleiros do Campeonato Paulista 2024. Contratado pelo Red Bull Bragantino em fevereiro de 2020, Cleiton é titular absoluto do clube desde então.
Em 2021, Cleiton chegou a ser convocado por André Jardine durante a preparação para as Olimpíadas de Tóquio. Porém, não chegou a fazer parte da lista final de convocados para o torneio. Cleiton vinha de uma sequência de convocações para as categorias de base da Seleção Brasileira, mas não foi para as Olimpíadas.
Diferente de Pedro Rocha e Alex Alves, Cleiton não disputou todos os 12 jogos do Red Bull Bragantino no Paulistão 2024. O goleiro participou de 9 partidas e contribuiu para que o clube tivesse uma das melhores defesas do campeonato. Inclusive, tem a 2ª maior nota Sofascore do Paulistão 2024 (7,4). Nos jogos em que não atuou, Cleiton foi substituído por Lucão.
Nos 9 jogos que fez no Campeonato Paulista, Cleiton lidera uma das principais estatísticas: é o goleiro que menos sofreu gols no Paulistão 2024. No quesito porcentagem de chutes defendidos, Cleiton se destaca com 27 defesas em 35 finalizações, ou seja, o goleiro defendeu 81,8% dos chutes adversários.
Confira os números de Cleiton no Paulistão 2024:
- 9 jogos;
- 6 gols sofridos (*);
- 0,67 gols sofridos por jogo;
- 27 defesas;
- 3 defesas por jogo;
- 81,8% dos chutes defendidos.
4º – Jordi (Novorizontino)
Ainda no interior de São Paulo, mais precisamente em Novo Horizonte, temos Jordi como um dos melhores goleiros do Paulistão 2024. Contratado pelo Novorizontino no início de 2023, após quase 2 anos e meio fora do Brasil, Jordi é uma figura bem conhecida do futebol brasileiro, com passagens por Vasco da Gama e CSA.
Revelado nas categorias de base do Vasco, Jordi teve passagens por empréstimo no Tractor Club, do Irã, e CSA, até retornar ao Vasco em 2020. Infelizmente, a história do goleiro com o clube carioca não foi uma das melhores. Em agosto de 2020, Jordi rescindiu seu contrato com o Vasco, que foi condenado a pagar mais de R$ 1 milhão ao atleta. Antes de ser contratado pelo Novorizontino, Jordi estava no Paços Ferreira, de Portugal.
Em 2023, Jordi disputou 33 jogos pelo Novorizontino na Série B do Brasileirão. O clube do interior de São Paulo ficou a apenas 1 ponto de jogar a Série A nesta temporada. Nesses 33 jogos, Jordi sofreu 26 gols, o que indica uma média de apenas 0,8 gols sofridos por jogo. Além disso, fez 84 defesas.
No Paulistão 2024, Jordi se destacou como um dos melhores goleiros do campeonato e solucionou os problemas defensivos do Novorizontino, que sofreu apenas 10 gols na fase de grupos. Jordi lidera uma das principais estatísticas entre os goleiros: tem a menor média de gols sofridos por jogo (0,63).
Confira os números de Jordi no Paulistão 2024:
- 11 jogos;
- 7 gols sofridos;
- 0,63 gols sofridos por jogo (*);
- 21 defesas;
- 1,9 defesas por jogo;
- 75% de chutes defendidos.
5º – Max Walef (Inter de Limeira)
Saindo de Novo Horizonte e partindo rumo à Limeira, temos Max Walef se destaca como um dos melhores goleiros do Campeonato Paulista 2024. Titular da Inter de Limeira, o goleiro foi um dos grandes destaques do time durante a fase de grupos, sendo peça fundamental na classificação ao mata-mata do Paulistão.
Formado nas categorias de base do Fortaleza em 2013, Max Walef jogou no clube até agosto de 2022, quando se transferiu para o Sport Club Dnipro-1, da Ucrânia. Pelo Leão do Pici, o goleiro participou da campanha histórica do clube na Série B do Brasileirão, que terminou com o título inédito.
Em suas 10 temporadas como jogador profissional do Fortaleza, Max Walef fez pouco mais de 30 jogos. Porém, conquistou incríveis 11 títulos: Campeonato Cearense (6x), Copa do Nordeste (2x), Brasileirão Série B, Taça dos Campeões Cearenses (2x).
Contratado pela Inter de Limeira em janeiro de 2024, após ficar sem clube desde setembro do ano passado, Max Walef chegou para assumir a titularidade do gol do Leão. No Paulistão, o goleiro participou de 10 jogos na fase de grupos e sofreu 10 gols, ou seja, teve um média de 1 gol sofrido por jogo.
De acordo com o Sofascore, Max Walef tem a 3ª maior nota média do Campeonato Paulista 2024 (7,38), atrás apenas de Pedro Rocha (Ponte Preta) e Cleiton (Red Bull Bragantino). O goleiro da Inter de Limeira foi um dos grandes destaques do clube na fase de grupos do Paulistão e ajudou o time a se classificar para o mata-mata.
Confira os números de Max Walef no Paulistão 2024:
- 10 jogos;
- 10 gols sofridos;
- 1 gol sofrido por jogo;
- 38 defesas;
- 3,8 defesas por jogo;
- 79,1% de chutes defendidos.