A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou grandes mudanças no formato do Campeonato Mineiro, a partir de 2023. O anúncio ocorre após a realização do conselho arbitral, que reuniu os 12 clubes participantes.
Menos datas, mais grupos
A começar pela fase inicial, não haverá mais disputa entre os 12 clubes, em grupo único. A partir de agora, a fase inicial será composta por três grupos de quatro times cada. Os líderes avançam de fase, assim como o melhor segundo lugar geral. Os ‘lanternas’ disputarão um triangular especial de rebaixamento. A nova fórmula diminuirá o número de rodadas da primeira fase, de 11 para oito.
A FMF promete também auxiliar a manutenção de gramado, naqueles estádios que apresentem condições abaixo do esperado. A qualidade do gramado costuma ser uma reclamação dos três clubes da capital, quando vão disputar partidas no interior.
Árbitro na telinha: Campeonato Mineiro
A promessa é de que todos os jogos do Campeonato Mineiro tenham Arbitragem de Vídeo (VAR), algo a ser observado nos confrontos entre clubes do interior. A fase semifinal não sofreu alterações, mas a final voltará a ser disputada em jogos de ida e volta.
O novo Campeonato Mineiro tem data para começar: 21 de janeiro do ano que vem. Maior campeão estadual, o Atlético é o atual tricampeão Mineiro.