Pular para o conteúdo

O que esperar da Internazionale de Antonio Conte?

Após uma temporada absurdamente espetacular, o treinador italiano Antonio Conte chega a metade da temporada atual enfrentando inúmeras criticas de torcedores e ex-jogadores ao redor do mundo.

Na temporada 19/20, a equipe interista obteve um começo avassalador na Série A Tim, em contrapartida, na UEFA Champions League o time deixou a desejar, sendo eliminado pela segunda vez seguida na fase de grupos. Mas nem tudo estava perdido, o time manteve o foco e guiados pela dupla Lautaro e Lukaku, o time alcançou a final da UEFA Europa League, onde se tornou vice campeã diante o Sevilla de Lopetegui, e ao topo do Calcio, ficando apenas a 1 ponto da campeã Juventus.

O panorama e as expectativas para a temporada atual da Inter eram totalmente positivos, com a chegada de Christian Eriksen na metade da temporada passada, em Janeiro, com certeza o patamar da equipe elevaria. Porém com o passar do tempo, Eriksen não jogava, não tinha oportunidades em campo. A justificativa de Conte? “era contratação da diretoria, e não era pedido dele”.

Além de Eriksen, outros jogadores agregariam ao elenco para a temporada atual. Perisic, que estava no supercampeão de tudo, o Bayern de Munique, Nainggolan, a chegada do jovem lateral/ala Achraf Hakimi, e outros experientes como Kolarov e Vidal. Com esse super elenco nas mãos, Antonio conseguiu fazer história no clube, porém, de forma negativa.

Pela primeira vez em toda sua história, a Internazionale de Milão foi eliminada em ultimo lugar em seu grupo da UCL. Atrás de Real Madrid, Borussia Monchengladbach e Shakhtar Donetski, o time italiano obteve apenas uma vitória, e ficou a um gol da classificação pro mata mata da competição europeia. Vice campeã da Europa League em um ano, para eliminado de qualquer competição europeia no ano seguinte.

Antonio Conte começou a ser cobrado pela torcida interista ao redor do mundo. O treinador foi bancado pelo grupo chinês que comanda o time atualmente, e obtém hoje o maior salario do futebol italiano inteiro. Com tudo isso, as polemicas ainda seguem. Prestes a completar um ano no clube, a troca de “farpas” entre Conte e Eriksen continua.

No ultimo mês de Novembro, em entrevista a DBU, Federação Dinamarquesa de Futebol, o jogador estrela da seleção da Dinamarca foi questionado a respeito de ser reserva no time italiano. A resposta do jogador foi simples e objetiva.

“Questão que deve ser perguntado ao treinador Antonio Conte … Ligue para o treinador e converse com ele, porque as decisões são dele.”

Com isso, a situação entre os dois acabou piorando. O treinador começou a colocar o jogador em campo aos 85′ pra cima, dando quase nenhuma oportunidade. Chegou inclusive a botar Eriksen aos 91′ em uma partida onde o jogador poderia ter feito a diferença no campeonato italiano.

Além de Eriksen, conte não possui bom relacionamento com outros atletas, como é com o belga Radja Nainggolan, que por não ser usado na equipe da Inter pelo mesmo motivo de Eriksen, deve vir a ser negociado na próxima janela de inverno em Janeiro.

Além de Eriksen e Nainggolan, mais 3 atletas devem deixar o time Interista na próxima janela, tudo isso devido a campanha vergonhosa na UCL. Segundo La Gazzetta dello Sport, a eliminação precoce na Liga dos Campeões afetou diretamente a esfera financeira da Inter. E com isso, o clube está disposto á deixar, até cinco jogadores no mercado para equilibrar as contas. Os outros 3 atletas são Pinamonte, Vecino e Perisic.

A Suning, que é o grupo que comanda o clube italiano atualmente, não demitiu o Conte pra não ter que gastar uma alta quantia com a multa contratual. Planejaram uma temporada com uma possível classificação na UCL pra ganhar dinheiro. No final das contas, não classificaram, e agora vão vender jogadores que seriam melhores aproveitados com outro técnico. O que tem causado revolta em muitos torcedores.

Com o foco total no campeonato italiano, onde se encontra atualmente na vice colocação, com 2 pontos atrás do líder e rival Milan, o time de Antonio Conte é pressionado para conquistar o campeonato nacional que não vem desde a temporada 2010/11, onde o clube foi campeão da tríplice coroa. Caso não vença o campeonato, ao final da temporada o treinador italiano provavelmente será demitido do cargo, devido a todo o prejuízo causado ao clube financeiramente.

No momento atual, o clube está com uma sequencia de 6 vitórias seguidas no torneio nacional, e segue sendo salva pelo belga Romelu Lukaku, que reencontrou seu futebol com Antonio Conte após uma passagem fraca pelo Manchester United.

Agora diante a uma nova janela, os torcedores possuem esperança no futuro do time e na metade final da temporada, onde o foco todo está no campeonato italiano, para tentar esquecer esse primeiro semestre horrível e tenebroso da temporada 2020/21.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *