Vai começar uma das maiores competições interestaduais do Brasil: a Copa Verde. O torneio, que está na sua nona edição, terá início nesta terça-feira (25), com a partida entre Humaitá-AC e Náutico-RR.
Incertezas
A realização da Copa Verde em 2022 esteve ameaçada, e as incertezas duraram até os ‘últimos minutos’. Contudo, a CBF confirmou a realização e convocou os clubes.
Formato, participantes e intruso
São 18 clubes participantes, representando, ao todo, 11 estados, entre as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Atual campeão, o Remo não confirmou presença na edição de 2022.
Humaitá e Náutico-RR farão duelo solitário, decidindo uma vaga nas oitavas de final, onde já estão os outros clubes. O mata-mata será realizado em apenas uma partida e, em caso de empate ao fim dos 90 minutos, haverá definição por pênaltis. Jogos de ida e volta serão disputados a partir das semifinais. O clube campeão garantirá vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2023.
Falando sobre o intruso. Este é o Real Ariquemes, equipe situada na região sudeste do Brasil, mais especificamente no Espírito Santo. Mas calma, não há nada fora do normal! Os capixabas têm participado desta Copa com regularidade.
Quem tem mais…tem 2!
Cuiabá e Paysandu dividem o posto de maiores campeões da Copa Verde, com dois títulos cada. O Papão é quem mais chegou em finais, acumulando cinco, no total.
Falando de regiões, Pará e Mato Grosso conquistaram três taças, cada. O Distrito Federal tem dois títulos.
Onde eu vou jogar?
A Copa Verde nem começou, mas já rolou situação inusitada. O São Raimundo-RR perdeu o prazo para apresentação do laudo técnico de seu estádio, o Canarinho, e a CBF foi rápida: remarcou seus jogos para o estádio Defelê, no Distrito Federal (a 4.000km de distância de Roraima).
O problema é que o São Raimundo não perdeu o prazo, tecnicamente. Aconteceu que toda a região de Roraima foi afetada por uma queda geral de internet, e o clube não teve como enviar a documentação a tempo. Apesar disso, houve um final feliz. A CBF entendeu a situação, e recebeu o laudo técnico fora de prazo, em caráter de excepcionalidade. O São Raimundo vai jogar em sua casa!
Os duelos
As partidas da Copa Verde ficaram definidas desta forma (horários no fuso-horário de Brasília):
Fase Premilinar
- Humaitá-AC x Náutico-RR: 25/10, às 20h
Oitavas de Final
- Goiás x Real Ariquemes-ES: 27/10, às 19h;
- São Raimundo-RR x São Raimundo-AM: 26/10, às 20h;
- Vila Nova x Operário-MT: 28/10, às 20h;
- Rio Branco-AC x Tuna Luso-PA: 28/10, às 22h;
- Real Ariquemes-RO x Tocantinópolis: 29/10, às 16h30;
- Cuiabá x Costa Rica-MS: 29/10, às 17h/
- Paysandu x Humaitá-AC ou Náutico-RR: 29/10, às 20h
Transmissão
Os jogos da Copa Verde serão transmitidos pela DAZN. O grupo de streaming não transmitirá todos os confrontos da oitavas de final, mas sim alguns duelos selecionados. Segundo o site da CBF, os seguintes jogos terão transmissão, na fase oitavas de final:
- Goiás x Real Noroeste
- Vila Nova x Operário-MT
- Cuiabá x Costa Rica-MS