Neste domingo (04), Ponte Preta e São Bernardo FC protagonizaram um dos jogos mais emocionantes do Paulistão 2024. A Macaca vencia por 3 x 2 até os 97 minutos, quando o Tigre empatou com um gol salvador de Lucas Lima. Com certeza, esse Ponte Preta 3 x 3 São Bernardo FC já é um dos melhores jogos do campeonato.
Primeiro tempo
O primeiro tempo de Ponte Preta x São Bernardo começou com posse de bola do mandante e pressão no ataque do time visitante. Enquanto a Ponte Preta buscou encontrar espaços após trocas de passes envolventes, o São Bernardo focou em pressionar a Macaca e tentar roubar a bola.
Aos 10 minutos, a pressão do São Bernardo FC fez efeito. Após uma cobrança de escanteio pela direita, a bola rebateu nos jogadores dentro da grande área e sobrou livre para Matheus Régis finalizar. O jogador do São Bernardo FC acertou um lindo voleio de direita no ângulo, sem chances para o goleiro Pedro Rocha. 1 x 0 São Bernardo.
Aos 20 minutos, a Ponte Preta teve a chance de empatar a partida em uma cobrança de falta pelo lado esquerdo, próxima a entrada da grande área. Na cobrança de falta, Élvis chutou direto em direção ao gol do São Bernardo. Sem sustos, o goleiro Alex Alves afastou de soco.
5 minutos depois, foi a vez do São Bernardo FC chegar com perigo ao gol da Ponte Preta. Após um recuo de bola de Mateus Ferreira da Silva para o goleiro, Raphael Claus assinalou recuo de bola para o São Bernardo. O time do ABC teve um “dois lances” dentro da grande área. Na cobrança, Matheus Régis rolou para Silvinho, que mandou uma cavadinha por cima do gol de Pedro Rocha.
Depois de alguns minutos de pressão, a Ponte Preta empatou o jogo aos 31 minutos, com Jeh. Após uma jogada da Macaca pela ponta direita, Luiz Felipe de Paula recebeu livre na grande área e cruzou a bola rasteiro em direção a Jeh. O camisa 9 da Ponte Preta se antecipou ao zagueiro Hélder e mandou a bola para o fundo de gol, de carrinho. Ponte Preta 1 x 1 São Bernardo FC.
Aos 44 minutos, a Ponte Preta chegou com perigo e conseguiu a virada, com Felipinho. Após uma cobrança de escanteio pela direita, Mateus Ferreira da Silva subiu no alto e cabeceou em direção ao gol, mas viu a zaga do São Bernardo afastar. No rebote, a bola caiu nos pés de Dodô, que rolou para Felipinho finalizar. O jogador da Ponte Preta acertou um chute de esquerda de primeira, marcando o gol da virada da Macaca. 2 x 1 Ponte Preta.
Pouco tempo após sofrer o gol da virada, o São Bernardo voltou com perigo ao ataque e conseguiu o gol de empate, com João Carlos. Após cobrança de escanteio de Hugo Sanches pela direita, Pedro Rocha afastou de soco e a bola sobrou nos pés de Rodrigo Souza. O capitão do Bernô levou a bola até a linha de fundo e cruzou alto em direção a área da Macaca. O goleiro da Ponte Preta subiu alto e não conseguiu alcançar a bola, que sobrou livre para João Carlos cabecear.
Fim de primeiro tempo, Ponte Preta 2 x 2 São Bernardo FC.
Segundo tempo
O segundo tempo de Ponte Preta 3 x 3 São Bernardo FC começou bem disputado. Com dois minutos de bola rolando, a Ponte Preta chegou com perigo ao gol do São Bernardo. Após cruzamento de Elvis pela direita, Jeh subiu no segundo andar para cabecear em direção ao gol, mas viu Alex Alves fazer grande defesa, agarrando a bola no chão.
A Ponte Preta conseguiu um contra-ataque perigoso aos 54 minutos e teve a chance de ampliar o placar. Após armar o contra-ataque, Jeh tocou rasteiro para Elvis, que acertou um lindo passe por entre a defesa do São Bernardo para Dodô, que chegou na grande área para disputar a bola e viu Hélder afastá-la para escanteio.
O segundo tempo de Ponte Preta x São Bernardo FC continuou movimentado, com ambas as equipes chegando ao ataque. Enquanto a Ponte Preta apostou nos contra-ataques e nos lances de bola parada com Elvis, o São Bernardo FC tentou trabalhar a bola aos poucos até chegar à área adversária. Mesmo com algumas substituições, o jogo continuou equilibrado até o fim.
Aos 87 minutos, o São Bernardo teve uma grande chance de virar a partida com Lucas Tocantins, que entrou em campo no segundo tempo. O camisa 7 do Bernô roubou a bola no meio campo e a conduziu até a grande área. Ele conseguiu driblar dois defensores e desviar das entradas dos adversários, chegando a ficar cara a cara com Pedro Rocha. Porém, para a infelicidade dos torcedores do Bernô, o chute de Lucas Tocantins passou raspando na trave, pelo lado de fora.
A infelicidade dos torcedores do São Bernardo foi ainda maior no minuto seguinte a esse lance. Raphael Claus foi chamado pelo VAR para analisar um lance que aconteceu na origem da jogada de Lucas Tocantins. Em dividida de bola entre Arthur Henrique e Jeh, o defensor do São Bernardo acertou um leve toque no pé direito de Jeh, que estava com o pé em cima da linha da grande área. Após revisar o lance, Raphael Claus optou em dar pênalti para a Ponte Preta. Na cobrança de pênalti, Elvis bateu com categoria no canto direito de Alex Alves, que acertou o lado, tocou a bola, mas não conseguiu defender o chute.
Esse gol de pênalti da Ponte Preta não acabou com as esperanças do São Bernardo FC. O time do ABC continuou pressionando até conseguir um escanteio aos 96 minutos. Logo após a cobrança de escanteio, Alan Santos subiu no 2º andar e cabeceou a bola em direção ao gol da Ponte Preta. No meio do caminho, ela desviou em Lucas Lima e foi parar no fundo das redes.
Fim de jogo, Ponte Preta 3 x 3 São Bernardo FC.
Você sabia? São Bernardo sofreu 5 gols em 2 jogos, após ficar 3 sem ser vazado
O São Bernardo FC começou a temporada com o status de melhor defesa do Paulistão 2024. Nas 3 primeiras rodadas, enfrentando Ituano, Guarani e Corinthians, foram 2 vitórias e 1 empate com 3 gols marcados e nenhum gol sofrido. Nos últimos jogos, contudo, o Bernô passou de um time que não era vazado para uma equipe que sofre muitos gols.
Na 4ª rodada do Paulistão, o São Bernardo FC soube o que era sofrer gols pela primeira vez na temporada e, é claro, perdeu a invencibilidade, ao ser derrotado por 2 x 0 para a Inter de Limeira. Já no duelo contra a Ponte Preta, o Bernô sofreu 3 gols, mais gols sofridos que em todo os jogos do campeonato até o momento.
Estatísticas: Ponte Preta 3 x 3 São Bernardo FC
Com muita emoção até os minutos finais, Ponte Preta 3 x 3 São Bernardo FC foi um jogo muito equilibrado. Além do equilíbrio no placar, as estatísticas mostram que o empate foi justo, apesar do time do ABC ter chegado mais vezes com perigo ao gol da equipe de Campinas.
Confira as estatísticas de Ponte Preta 3 x 3 São Bernardo FC:
- Finalizações: (Ponte Preta) 10 x 16 (São Bernardo FC);
- Finalizações certas: (Ponte Preta) 5 x 8 (São Bernardo FC);
- Escanteios: (Ponte Preta) 5 x 6 (São Bernardo FC);
- Faltas: (Ponte Preta) 12 x 14 (São Bernardo FC);
- Cartões amarelos: (Ponte Preta) 3 x 2 (São Bernardo FC);
- Impedimentos: (Ponte Preta) 4 x 2 (São Bernardo FC).
Ficha técnica: Ponte Preta 3 x 3 São Bernardo FC
- Ponte Preta: Pedro Rocha; L. de Paula (Renato Júnior 46’), Mateus da Silva, Edson Rogerio, Gabriel Risso; Igor, Emerson Santos (Ramon Carvalho 76’), Felipinho, Dodô (Léo Naldi 60’); Elvis, Jeh.
- Gols: Jeh (32’), Felipinho (44’) e Elvis (90+2’);
- Cartões amarelos: Élvis (19’), Jeh (27’), Igor Inocêncio (33’).
- São Bernardo FC: Alex Alves; Hélder, Alan Santos, Pedro Carrerette; Hugo Sanches, Rodrigo Souza, Wesley Dias (Romisson 85’), Davi Gabriel (Arthur Henrique 63’); Silvinho (Luiz Filipe 85’), João Carlos (Lucas Tocantins 63’), Matheus Régis (Lucas Lima 79’).
- Gols: Matheus Régis (12’), João Carlos (45+3’) e Lucas Lima (90+7’).
- Cartões amarelos: Hélder (21’) e Rodrigo Souza (90+1’).