A Premier League, principal competição nacional da Inglaterra, divulgou nesta segunda-feira (06), uma investigação que acusa o Manchester City de violação financeira. Segundo a informação, a própria liga investigou o clube por quatro anos, e diz que as regras foram violadas por mais de 100 vezes durante nove anos. O caso foi encaminhado a uma comissão independente.
As supostas violações teriam ocorrido durante o ano de 2009 e 2018, ao que tudo indica o clube não forneceu as informações corretas sobre sua posição financeira. Segundo a instituição, o Manchester City teria agido de “má fé”.
Em nota oficial, a Premier League explicou as possíveis punições que podem ser com a perda de pontos ou até mesmo a expulsão da Liga;
De acordo com a Regra W.82.1 da Premier League, a liga confirma que hoje encaminhou uma série de supostas violações das regras da Premier League pelo Manchester City a uma Comissão sob a Regra W.3.4 da Premier League.
Neste comunicado, a PL lista inúmeras inconsistências nas documentações do Manchester City no período investigado. A instituição lista uma série de regras dribladas pelo clube, e a falta de precisão em informações sobre as receitas do clube, incluindo patrocínio e custos operacionais.
A comissão independente que irá investigar o caso, terá que analisar supostas violações sobre pagamento a técnicos do City, entre 2009/10 e 2012/13. Neste período, o treinador era o italiano Roberto Mancini. Terá que investigar também a remuneração de jogadores entre 2010/11 e 2015/16.
A instituição também apontou infrações nas regras de sustentabilidade da Premier League e no regulamento no licenciamento na Uefa. A Premier League menciona possível quebra das suas regras, desde dezembro de 2018 até hoje, no que diz respeito à cooperação com a própria liga para as investigações.
A comissão independente ainda será apontada, e seus procedimentos para a investigação serão confidenciais. O resultado desse trabalho será divulgado futuramente pelo site da Premier League, que não se manifestará mais sobre o assunto.
Surpresos com as acusações, o clube declarou que aguarda a análise de uma comissão independente no caso;
“O Manchester City FC está surpreso com a emissão dessas supostas violações das regras da Premier League, principalmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de materiais detalhados que o EPL recebeu.
O Clube saúda a revisão deste assunto por uma comissão independente, para considerar imparcialmente o corpo abrangente de evidências irrefutáveis que existem em apoio à sua posição.
Como tal, esperamos que este assunto seja encerrado de uma vez por todas.”