Os times de futebol estão cada vez mais participativos nas ações contra a LGBTfobia e, buscando colocar a pauta em discussão entre seus torcedores, alguns já lançaram até uniformes em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta terça feira (17).
Ao redor do mundo, a manifestação mais comum é nas redes sociais e na numeração, em uma rodada especifica do campeonato nacional. Porém, alguns times vão além e fazem ainda mais bonito. Confira uma pequena lista abaixo.
Vasco da Gama 2021
Segundo nota oficial, o lançamento da camisa LGBT visou afirmar o posicionamento na luta pelas causas sociais e contra o preconceito, como sempre foi na historia do clube. O Vasco nasceu como o time de todos, sempre lutou pela inclusão, pelo respeito, pela diversidade e continuará sendo assim.
Ao abrir o placar na partida entre Vasco e Brusque, o atacante Cano levantou a bandeirinha de escanteio na comemoração.
Young Boys 2022
O Young Boys lançou junto à Nike sua camisa em apoio a questão LGBT, uma camisa especial antidiscriminação para a temporada 2022, que foi usada no jogo contra o FC Zurich, pelo Campeonato Suíço. O manto foi lançado em edição limitada de apenas 1898 cópias e esgotou rapidamente na loja do clube, mesmo com a derrota em casa para o seu rival pelo título, por 2-1.
Everton, Southampton e Brøndby 2021
A Hummel lançou uma camisa pre-match especial, batizada como “Rainbow” (arco-íris) para três de seus clubes patrocinados, Everton, Southampton e Brøndby. As camisas especiais celebram o Copenhagen 2021, edição do LGBT+ World Pride.
Rayo Vallecano 15-16
De acordo com o Rayo, cada cor do arco-íris na camisa tem um significado: o vermelho representa a luta contra o câncer; laranja, apoio aos deficientes físicos; amarelo, em nome da esperança; o verde, o meio ambiente; o azul, os que combatem a violência infantil; e o violeta é contra a violência de gênero.
Históricamente, o clube costuma ser bem participativo em questões sociais.
Leia também: Renata Silveira vai narrar jogos da Copa do Mundo na TV aberta