Resumo Sudaca: Alianza Lima, do rebaixamento ao título.

O final de semana na América do Sul foi marcado pelo título do Alianza Lima no Campeonato Peruano. No domingo, a equipe de Hernán Barcos e Jefferson Farfán empatou por 0x0 com o Sporting Cristal, e graças à vitória por 1×0 na partida de ida, se sagrou campeã nacional pela 25ª vez em sua história.

O caso curioso dessa conquista do Alianza, é que ela veio exatamente 365 dias após o clube ser rebaixado no campeonato nacional. Sim, o Alianza Lima deveria estar disputando a 2ª divisão nacional pela primeira vez em sua história nesta temporada, porém, após recurso no TAS em que os dirigentes do clube pediram o rebaixamento do Carlos Stein por falta de pagamento de salários, o time da capital peruana conseguiu a permanência na elite.

Apesar de todo escândalo sobre o rebaixamento, a campanha do Alianza Lima nesta edição do Campeonato Peruano foi completamente oposta da temporada passada. Em 27 partidas disputadas, os Potrillos tiveram apenas duas derrotas. Curiosamente os dois jogos em que acabaram derrotadas o algoz foi o Sporting Cristal. O destaque da conquista ficar para o atacante argentino Hernán Barcos, que no auge de seus 37 anos marcou 10 gols além de contribuir com 8 assistências no campeonato. Foi dele o gol na partida de ida que culminou no título do Alianza.

Chile

A última rodada do campeonato chileno que irá ocorrer neste final de semana promete fortes emoções. Na briga pelo título, Universidad Católica (líder) e Colo-Colo (vice-líder) estão separados por apenas 3 pontos. A Católica visita o Everton (9º) e com um empate já se sagra campeã. Já o Colo-Colo, que visita o Antofagasta (6º), precisa vencer, tirar saldo de gols e ainda torcer para uma derrota da Católica. Ambos os jogos acontecem às 18 horas (Brasília) de sábado.

No outro extremo da tabela, a tradicional Universidad de Chile corre o risco de ser rebaixada. Atualmente a La U ocupa a 15ª posição na tabela, posição que coloca o time nos playoffs de rebaixamento contra o vencedor dos playoffs da segunda divisão. A distância do clube da capital para o 16º colocado (Huachipato) é de apenas 2 pontos. Na última rodada a Universidad de Chile recebe o La Calera (4º), já o Huachipato recebe o Melipilla (11º). Ambos os jogos acontecem às 18 horas (Brasília) de domingo.

Paraguai

Outro campeonato que terá uma rodada importante no próximo final de semana será o paraguaio. Guarani e Cerro Porteño duelam para ver quem será o campeão do Clausura no domingo às 18 horas (Brasília).

Líder com dois pontos de vantagem, o Cerro será o visitante no duelo e depende apenas de um empate para ficar com o título. Já o Guarani chega desacreditado após perder fôlego na reta final. O Cacique foi líder do Clausura em 15 das 17 rodadas disputadas e tenta recuperar o posto no confronto direto.

Venezuela

A seleção venezuelana anunciou nesta terça-feira (30) a contratação do treinador argentino José Pékerman. Aos 72 anos, Pékerman chega a seleção Vinotinto para substituir o português José Peseiro, que pediu demissão do cargo em agosto após alegar 14 meses de salários atrasados.

 

você pode gostar também