Rodadas finais das Eliminatórias Ásiaticas, Sul-Americana e CONCACAF

Faltando meses para a Copa do Mundo, ainda não temos definidos todas as seleções que jogarão na competição mais importante entre países. Entretanto, nas próximas semanas de março e início de Abril teremos respostas na Ásia, América do Sul, América do Central e do Norte, onde serão disputadas as últimas rodadas de suas eliminatórias.

Sendo os momentos finais da competição, algumas já se classificaram e outras se encontram bem encaminhadas. Dessa forma, deixando com que poucas vagas estejam em disputa real e com que as vagas de repescagem serem as mais importantes a se observar.

Entretanto, podemos classificar os países entre os classificados, os encaminhados e os que estão na briga.

Classificados

No continente da América do Sul e da Ásia, já contamos com seleções classificadas diretamente para a Copa do Mundo. Sendo elas, Brasil e Argentina no continente ocidental e no continente Asiático temos Irã e Coréia do Sul.

Destaque para as campanhas feitas por essas seleções, as quais estão invictas nas suas respectivas eliminatórias.

Encaminhados

Enquanto algumas já estão de malas prontas para o Catar, temos as que precisam apenas da confirmação e que provavelmente deverão viajar ao Oriente Médio no final do ano.

Na América do Sul, o Equador é a única nessa situação. A seleção equatoriana vai para as duas últimas rodadas com 25 pontos, quatro a frente do Peru que se encaminha para a repescagem, e precisa apenas de uma empate.

A seleção da Arábia Saudita é a mais próxima do mundial nas eliminatórias asiáticas, precisando apenas empatar para conquistar sua vaga em definitivo. Enquanto isso, os japoneses terão confronto direto com a Austrália, que está na vaga de disputa por repescagem, para definir sua ida ao Catar e uma vitória carimba seu passaporte.

Por último, na disputa de vagas da América Central e do Norte é onde se encontra mais seleções perto de se garantir na Copa do Mundo. Começando pela principal país na disputa atual, o Canadá, que se encontra invicto na Eliminatória e precisa apenas de um empate para garantir sua ida direta.

Enquanto isso, México e Estados Unidos se encontram próximo da classificação, e se enfrentarão na primeira das três rodadas restantes, partida a qual pode classificar o vencedor do confronto em caso de uma improvável vitória de Honduras contra o Panamá.

Entretanto, a classificação das duas mais tradicionais da CONCACAF é bastante provável. Ambas se encontram a quatro pontos do Panamá com mais três rodadas a serem disputadas, mas os panamenhos terão calendário complicado enfrentando os Estados Unidos, que ainda luta para garantir classificação, e o invicto Canadá na última rodada.

Na briga

A única eliminatórias com uma briga clara, pelas vaga direta para a Copa do Mundo, é a da América do Sul. Entre o quarto lugar, o último com vaga direta e atualmente ocupada pelo Uruguai, e o sexto, ocupado pelo Chile e de fora da repescagem, são apenas três pontos com duas rodadas a disputar.

Portanto, a situação atual é o Uruguai com 22 pontos se classificando, Peru com 21 indo para a repescagem e Chile com 19 ficando totalmente de fora do Mundial. Entretanto, essas seleções irão se enfrentar.

Na primeira rodada das duas, teremos o Uruguai contra o Peru, o qual por último enfrenta o Paraguai, e na última os uruguaios contra os chilenos, que antes enfrenta o Brasil. Ou seja, quem vencer entre o Peru e Uruguai ficará encaminhado para a classificação, enquanto o Chile torce para um empate.

Luta pela repescagem

A Colômbia é a única seleção na América do Sul que ainda pode alcançar a vaga de repescagem, isso caso consiga superar os quatro pontos de vantagem do Peru e ainda contar com os tropeços do Chile. Apesar de difícil, são quatro pontos de distância com duas partidas.

Com mais dois jogos para disputar, o grupo A das eliminatórias asiáticas tem o Emirados Árabes Unidos, com nove pontos,  conquistando a vaga para o mata-mata que leva a repescagem. Porém, a seleção do Líbano vem logo atrás com seis pontos e depois o Iraque com cinco, portanto nada definido.

Enquanto isso, o cenário do grupo B é de definição que apenas Austrália, Japão e Arábia Saudita podem ficar para disputar a vaga de repescagem. Entretanto, o mais provável é que os australianos, quem tem menor pontuação dos três, fique com a colocação enquanto as demais devem ir direto para a Copa.

Na competição da CONCACAF, a disputa deverá ser entre Panamá e Costa Rica. As seleções da América Central estão com um ponto de diferença, e por enquanto os panamenhos estão indo para a repescagem.

Por último, a vaga remanescente fica com a Oceania que está bem no início da disputa e ainda não há como definir que deve ir pela sua eliminatória.

Eliminatórias da África e repescagem europeia

As duas competições serão disputadas em mata-mata, ou seja não tem um desenho claro de quais seleções irão se garantir na Copa do Mundo, mas também serão disputadas nas próximas semanas.

Destaque ficam para o confronto entre Egito e Senegal, o qual irá definir se Salah ou Mané vai para o Catar.

 

Siga o Na Beira no Twitter!

Leia também: Raphinha está na mira do Barcelona, afirma jornal

você pode gostar também