Nesta sexta-feira (12), o São Bernardo FC confirmou a contratação de João Diogo, atacante de 25 anos que estava no Santa Cruz (PE). O jogador é o primeiro reforço do São Bernardo para a disputa da Série C do Brasileirão, que está prevista para começar em 20 de abril.
“Chego muito motivado para essa Série C. Fui muito bem recebido por todos aqui no grupo e agora o foco é trabalhar para poder ajudar a equipe a buscar o objetivo, que é o acesso” – João Diogo, em sua apresentação ao São Bernardo FC.
Quem é João Diogo?
Nascido em janeiro de 1999, João Diogo Jennings é natural de Santarém, uma pequena cidade do Estado do Pará. Ele começou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro, se transferindo para o Figueirense, onde foi o destaque do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019.
No ano seguinte, o jogador foi emprestado ao Karpaty, da Ucrânia. Desde esse empréstimo, o atacante nunca conseguiu se firmar em um clube por mais de uma temporada. Desde que subiu para o profissional do Figueirense em 2019, João Diogo teve passagens por URT (MG), Manaus (AM), Caldense (MG), Botafogo (SP), Aparecidense (GO), Sampaio Corrêa (MA) e Santa Cruz (PE), até ser contratado pelo São Bernardo FC.
João Diogo teve curta passagem no Santa Cruz
Contratado pelo Santa Cruz em dezembro de 2023, João Diogo teve uma curta passagem pelo clube pernambucano. Sob o comando do treinador Itamar Schülle, o atacante disputou apenas 12 jogos com a camisa do Tricolor na temporada, marcando 03 gols e dando 02 assistências.
Em março, uma matéria publicada pelo Ge (Globo Esporte) divulgou que João Diogo pediu R$ 40 mil de salário para renovar com o Santa Cruz. A negociação entre o atleta e o clube se deu por encerrada após um desacordo financeiro. Com isso, o atacante de 25 anos ficou livre para assinar com o São Bernardo FC.
O atacante elogiou o elenco e a comissão técnica do São Bernardo
Anunciado pelo clube nesta sexta-feira, João Diogo treina normalmente com o restante do elenco e elogiou os novos companheiros de equipe. “O grupo de atletas aqui tem muita qualidade. É um elenco que já se conhece e isso é um ponto muito positivo”, afirmou.
O novo reforço do São Bernardo FC também elogiou o trabalho da comissão técnica de Ricardo Catalá, treinador recém-contratado pelo clube. “Os treinamentos estão sendo de alto nível e o trabalho da comissão técnica está sendo muito bem feito também”.
Jogador foi indiciado por injúria e importunação sexual em 2022
Enquanto jogador do Botafogo (SP) em 2022, João Diogo e outros dois jogadores do clube, Dudu Hatamoto e Lucas Delgado, foram indiciados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. De acordo com matéria publicada pelo GE, João Diogo foi indiciado por injúria e importunação sexual.
Em setembro de 2022, os três jogadores foram investigados pela polícia após uma denúncia de estupro e agressão a uma mulher no Rio de Janeiro. Na época, o Botafogo-SP tinha acabado de vencer o Volta Redonda por 2×1, em jogo que garantiu o acesso do clube paulista à Série B do Brasileirão. João Diogo marcou o gol da vitória do Botafogo.
De acordo com o boletim de ocorrência, como informa a matéria do GE, a vítima conheceu Lucas Delgado na Barra da Tijuca. Eles teriam combinado de se encontrar em um motel. Antes de terem relações sexuais, a vítima pediu ao jogador que usasse camisinha, mas ele não usou.
Horas mais tarde, João Diogo e Dudu Hatamoto teriam entrado no quarto de hotel e começaram a agarrá-la. Com a negativa da vítima, João Diogo a xingou, enquanto Dudu Hatamoto a agrediu com uma mordida no seio. De acordo com o GE, o novo reforço do São Bernardo confirmou em um áudio enviado para um amigo da vítima que apenas a xingou.
Após o término das investigações, os advogados de João Diogo, Graciele Queiroz e Raul Rodrigues, criticaram a decisão da Polícia Civil. Em nota, eles afirmaram que não cabia ao delegado indiciar os atletas, porque isso seria tarefa do Ministério Público. A defesa do atleta também questionou a rapidez do inquérito, que foi finalizado em apenas 10 dias, apesar da complexidade e importância.
Em nota publicada, os advogados de João Diogo salientaram que o jogador não cometeu nenhum crime. “Insta salientar, que NÃO HOUVE CONDUTA CRIMINOSA praticada por João Diogo em nenhum momento e sob nenhuma ótica que se analise o caso”.