Nesta quarta-feira (03), o São Bernardo FC anunciou a contratação do técnico Ricardo Catalá. O treinador teve uma passagem vitoriosa pelo time do ABC em 2021, conquistando o título da Série A2 do Paulistão. Catalá chega ao São Bernardo para repor a saída de Márcio Zanardi, que deixou o Tigre para ser treinador do Goiás.
Ricardo Catalá já está no Centro de Treinamento do São Bernardo FC, em Atibaia, acompanhando os treinos da equipe. Além do novo treinador, o Tigre também contratou o auxiliar-técnico Julian Tobar, o preparador físico Fabrício Pimenta e o analista de desempenho Caio Presotto.
Último trabalho foi no Remo, que terminou em demissão após eliminação na 1ª fase da Copa do Brasil
Antes de ser anunciado como o novo treinador do São Bernardo FC, Ricardo Catalá estava livre no mercado após ser demitido do Remo, clube que treinava desde maio de 2023. O treinador não resistiu à eliminação para o Porto Velho-RO na 1ª fase da Copa do Brasil. Na ocasião, o Remo perdeu por 1×0, ocasionando na demissão de Catalá e sua comissão técnica.
Em sua passagem pelo Remo, Ricardo Catalá conseguiu impedir o rebaixamento do clube para a Série D do Brasileirão em 2023, terminando a 3ª divisão na 11ª colocação. Nessa temporada, o treinador não teve um bom início de trabalho no Campeonato Paraense, o que ocasionou sua demissão em 28 de fevereiro, após um empate em 1×1 contra o São Francisco.
- Leia também: São Bernardo FC teve a melhor defesa do Paulistão 2024;
Como foi a passagem de Ricardo Catalá pelo São Bernardo FC?
Ricardo Catalá foi contratado pelo São Bernardo FC em dezembro de 2020. O clube estava sem treinador após o falecimento de Marcelo Veiga, vítima de COVID-19. Ele teve uma curta passagem pelo Guarani antes de ser anunciado pelo time do ABC paulista, que não durou 2 meses.
A passagem de Ricardo Catalá pelo São Bernardo foi curta. Porém, vitoriosa. O treinador iniciou a temporada de 2021 com objetivos bem claros: levar o São Bernardo FC de volta à Série A1 do Paulistão. O clube já estava há 4 anos disputando a 2ª divisão estadual.
Na Série A2 do Paulistão, Ricardo Catalá conseguiu garantir a classificação do São Bernardo para o mata-mata, terminando a 1ª fase do torneio na 6ª colocação com 5 vitórias, 8 empates e 2 derrotas. Já na fase eliminatória, foram 5 empates e apenas 1 vitória, essa contra o Atibaia no jogo de ida das quartas de final.
Com essa campanha, o São Bernardo FC conseguiu cumprir o objetivo de retornar à Série A1 do Paulistão. O título fez com que o trabalho de Ricardo Catalá terminasse como se fosse a “cereja do bolo”. Após dois empates contra o rival Água Santa, o São Bernardo foi campeão da Série A2, nos pênaltis, e finalmente retornou à elite do futebol paulista, onde permanece até hoje.
- Leia também: Água Santa é freguês do São Bernardo? Descubra!;
Após conquistar o título, Ricardo Catalá iniciou a campanha do São Bernardo FC na Copa Paulista 2021, que também terminou com o título. Porém, ele não permaneceu no clube por muito tempo após a conquista da Série A2. Após receber uma proposta, Catalá assinou com o Operário-PR para disputar a Série B do Brasileirão.
Títulos de Ricardo Catalá
Ricardo Catalá começou sua carreira como treinador na Espanha, em um pequeno clube de Barcelona chamado Club Esportiu Europa. O seu primeiro trabalho no Brasil foi no Audax, onde treinou a equipe sub-17 do clube. O técnico teve passagens por Red Bull Brasil, Mirassol e Guarani antes de conquistar o título da Série A2 pelo São Bernardo FC, o 1º de sua carreira.
Pouco tempo após ser campeão com o clube paulista, Ricardo Catalá conseguiu um feito inédito enquanto treinador do Mirassol. Após uma grande passagem pelo clube entre 2019 e 2020, levando o clube à semifinal do Paulistão, Catalá retornou ao clube em 2022, ano em que conquistou o acesso inédito à Série B do Brasileirão e também o título inédito da Série C.
Treinador foi demitido do Mirassol pouco tempo após conquistar título inédito
Apesar do ótimo trabalho feito com o Mirassol, a história de Ricardo Catalá no clube não terminou da melhor maneira. O treinador foi demitido em maio de 2023 após perder o clássico para o Novorizontino por 2×0, em jogo válido pela 4ª rodada do Brasileirão Série B.
Com essa demissão, Ricardo Catalá foi o 1º treinador do Mirassol a ser demitido desde 2010. O clube estava há 13 anos sem demitir um técnico, desde a demissão de Luiz Pintado. Considerando os resultados do trabalho de Ricardo Catalá, pode-se dizer que sua demissão foi, no mínimo, estranha.
Antes da Série B começar, Ricardo Catalá disputou a final da Taça Independência contra o São Bernardo FC, na época o seu ex-clube. Na ocasião, após um empate em 0x0, o Mirassol foi derrotado para o São Bernardo nos pênaltis. Mesmo com a derrota, Catalá não foi demitido, o que causa ainda mais estranhamento ao ver que o clube decidiu demiti-lo pouco tempo depois, já na disputa da Série B do Brasileirão.
O treinador teve um começo de Série B em 2023 com 50% de aproveitamento. Antes da derrota na 4ª rodada para o rival Novorizontino, que ocasionou sua demissão, o treinador vinha de 2 vitórias contra Mirassol e Sampaio Corrêa, e apenas 1 derrota, contra o Avaí.
Agora, um questionamento: seriam esses resultados suficientes para uma demissão?