Supercopa do Brasil e da indefinição

Flamengo e Atlético-MG vão fazer a grande final da Supercopa do Brasil, que será disputada no dia 20 de Fevereiro, mas ainda segue sem local e horário definidos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) espera um comum acordo para anunciar o local da partida. A princípio, a CBF tem Brasília como sede preferida.

(Reprodução: Instagram/@Arenabsb)

VAGAS, REGULAMENTO E PREMIAÇÃO

A Supercopa reúne o campeão brasileiro contra o campeão da copa do brasil. O Galo garantiu vaga após conquistar os dois campeonatos. Já o rubro-negro, atual bicampeão da competição, garantiu a vaga após ser vice-campeão brasileiro. O regulamento prevê que caso um clube vença as duas competições que garantem a vaga na Supercopa, seu adversário será o vice-campeão do brasil. Além disso, o campeão garantirá cerca de R$ 5 milhões aos cofres e o vice-campeão em torno de R$2 milhões.

EDIÇÕES ANTERIORES

Flamengo e Galo irão disputar apenas a quinta edição da competição. A primeira foi em 1990, disputada entre Grêmio e Vasco da Gama, campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão de 1989, respectivamente. Em seu ano de estreia, houve o triunfo tricolor. Ainda no sistema de dois jogos (ida e volta), o imortal venceu o primeiro jogo, disputado no Estádio Olímpico, por 2 a 0, com gols de Nilson e Darci. O jogo de volta, em São Januário terminou empatado por 0 a 0, garantindo assim o título ao Grêmio.

A segunda edição, em 1991, foi disputada por Flamengo e Corinthians, campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão de 1990, respectivamente. A decisão foi no sistema de jogo único, como é hoje em dia, e com gol de Craque Neto, o Timão levou a melhor no estádio do Morumbi.

A terceira edição só voltou a ser disputada 29 anos após a segunda. Em 2020, Flamengo e Athletico, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2019, foram até Brasília e fizeram a grande decisão na capital federal. O rubro-negro do Rio de Janeiro levou a melhor, vencendo por 3 a 0 com gols de Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Arrascaeta.

Por fim, na quarta edição, em 2021, o Flamengo voltou a final após ser o campeão brasileiro de 2020, para enfrentar o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. No tempo normal a partida ficou empatada por 2 a 2. Pelo lado rubro-negro, Gabriel Barbosa e Arrascaeta balançaram a rede. Já pelo lado alviverde, Raphael Veiga foi o protagonista marcando duas vezes. O caneco foi decidido em uma disputada emocionante por pênaltis, que garantiu ao Flamengo o bicampeonato após vencer por 6 a 5.

Siga-nos no Twitter! 

você pode gostar também