Nesta segunda-feira (15), aconteceu a cerimônia de premiação do FIFA The Best 2023. O evento coroou os melhores jogadores da temporada, além dos melhores treinadores, a melhor torcida e até mesmo o momento fair play. Para a surpresa de muitas pessoas, Lionel Messi foi eleito o The Best 2023 pela FIFA.
E aí, tem ideia de quais foram os outros ganhadores? Confira todos os vencedores do FIFA The Best 2023!
Como funciona o FIFA The Best 2023?
Antes de saber quais foram os vencedores do FIFA The Best 2023, é importante saber como a premiação funciona. O The Best é o prêmio dado aos melhores jogadores, treinadores e até mesmo torcidas do mundo. Para eleger os vencedores de 2023, a FIFA considerou o período entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023.
Entre todas as premiações do The Best 2023, a que mais atrai a atenção de todos é o prêmio de melhor jogador do mundo. Esse prêmio é decidido entre treinadores, capitães das seleções nacionais, jornalistas especializados e torcedores de todos os cantos do planeta.
A partir de uma lista inicial com 12 jogadores, cada representante na votação do The Best escolheu três jogadores de preferência, classificando-os em primeiro, segundo e terceiro lugar. Pontos foram distribuídos para cada jogador, dependendo de como foram ranqueados pelos eleitores: 5 pontos para o 1º lugar, 3 pontos para o 2º e apenas 1 ponto para o 3º.
Feito isso, os finalistas do The Best foram escolhidos por quatro grupos de eleitores: treinadores de seleções masculinas, capitães de seleções masculinas, jornalistas e torcedores. Cada grupo teve 25% na decisão final da premiação, independentemente do número de representantes em cada grupo eleitor.
Dessa forma, o FIFA The Best 2023 foi entregue ao jogador com a maior pontuação.
Lionel Messi: o melhor jogador do mundo
Pela 8ª vez na carreira, Lionel Messi recebe o prêmio The Best da FIFA. Apesar de uma temporada abaixo do esperado, o argentino superou Erling Haaland e Kylian Mbappé, e foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Nenhum dos finalistas esteve presente na cerimônia de premiação, que teve um tom de surpresa após o anúncio de Lionel Messi como vencedor do prêmio.
Lionel Messi empatou com Erling Haaland na votação do The Best 2023, ambos com 48 pontos. O que fez o craque argentino ficar com o prêmio de melhor jogador do mundo foi o critério de desempate: votos dos capitães das seleções nacionais. Enquanto Haaland recebeu 11 votos, Lionel Messi foi votado por 13 capitães.
No período de análise do The Best 2023, Lionel Messi disputou 32 partidas, marcou 24 gols e deu 8 assistências. Ele foi campeão da Ligue One (PSG) e da Leagues Cup (Inter Miami).
Aitana Bonmatí: a melhor jogadora do mundo
O prêmio FIFA The Best 2023 de melhor jogadora do mundo foi recebido por Aitana Bonmati. A meio-campista do Barcelona superou as outras finalistas: Jenni Hermoso (Tigres-MEX) e Lina Caicedo (Real Madrid). A espanhola teve uma temporada incrível, conquistando os títulos do Campeonato Espanhol, da Champions League e da Copa do Mundo Feminina.
2023 foi o ano perfeito para Aitana Bonmatí. A jogadora de 25 anos recebeu os quatro maiores prêmios individuais por suas atuações na temporada:
- FIFA The Best;
- Bola de Ouro;
- Melhor Jogadora da Copa do Mundo;
- Melhor Jogadora da Champions League.
Pep Guardiola: o melhor treinador no futebol masculino
Como era esperado, Pep Guardiola foi eleito o melhor treinador no futebol masculino. O técnico conquistou o tão sonhado título da Champions League pelo Manchester City, além de ter sido campeão da Premier League, da FA Cup (Copa da Inglaterra) e do Mundial de Clubes, goleando o Fluminense por 4×0 na final.
Apesar de sempre ser considerado o melhor treinador do mundo por inúmeras pessoas a cada ano, Pep Guardiola não vencia o FIFA The Best há 12 anos. A última vez que o espanhol conquistou o prêmio foi em 2011, ano em que quase foi campeão de tudo com o Barcelona: La Liga, Champions League, Mundial de Clubes, Supercopa da Europa e Supercopa da Espanha.
O único título não conquistado por Guardiola e companhia em 2011 foi o da Copa do Rei. Finalista na competição, o Barcelona perdeu o título para o Real Madrid.
Sarina Wiegman: a melhor treinadora no futebol feminino
Pela 4ª vez na carreira, Sarina Wiegman recebe o prêmio The Best de melhor treinadora no futebol feminino. Em 2023, a treinadora de 54 anos foi campeã da Finalíssima, derrotando a Seleção Brasileira nos pênaltis. Além disso, conseguiu levar a Inglaterra à final da Copa do Mundo Feminina, perdendo o título para a Espanha.
Na disputa do FIFA The Best 2023, Sarina Wiegman superou outros dois treinadores: Emma Hayes, campeã da Premier League e da Copa da Inglaterra com o Chelsea, e Jonatan Giráldez, que conquistou os títulos da La Liga, da Copa da rainha e Supercopa da Espanha com o Barcelona.
Ao ser eleita a melhor treinadora do mundo, Sarina Wiegman se isolou como a maior vencedora do FIFA The Best. Ela já havia sido eleita a melhor treinadora no futebol feminino em 2017, 2020 e 2022.
Éderson: o melhor goleiro do mundo
Pela primeira vez na carreira, Éderson recebe o FIFA The Best 2023 de melhor goleiro do mundo. Com a conquista, o jogador de 30 anos se torna apenas o segundo brasileiro a ganhar o prêmio, após Alisson ser eleito o melhor goleiro do mundo em 2019.
“É um ano de realização para mim, abdiquei de muitas coisas para chegar onde estou e hoje estou muito feliz de ter conquistado esse troféu” – Éderson, ao receber o FIFA The Best 2023 de melhor goleiro do mundo.
Em 2023, Éderson disputou 32 jogos, sofreu apenas 22 gols e ficou 12 jogos sem ser vazado. Além disso, vale destacar que o goleiro brasileiro foi campeão da Premier League, Champions League, FA Cup e Supercopa da UEFA durante o período de avaliação do FIFA The Best.
Mary Earps: a melhor goleira do mundo
Pelo segundo ano consecutivo, Mary Earps é eleita a melhor goleira do mundo em premiação da FIFA. A jogadora do Manchester United superou as goleiras Catalina Coll, do Barcelona, e Mackenzie Arnold, do West Ham. Desde que o prêmio de melhor goleira do mundo foi criado em 2019, Mary Earps é a única a ter vencido duas vezes.
“Venci este prêmio ano passado, mas agora é diferente, porque tem um sentido de equipe. Estou muito emocionada, não é fácil estar aqui” – Mary Earps, ao receber o prêmio The Best 2023 de melhor goleira do mundo.
Na última temporada, Mary Earps foi vice-campeã da Copa do Mundo Feminina com a Inglaterra, recebendo a Luva de Ouro da competição.
Guilherme Madruga: vencedor do Prêmio Puskás
Recém-contratado pelo Cuiabá, Guilherme Madruga venceu o Prêmio Puskás 2023. Em junho do ano passado, o brasileiro marcou um golaço de bicicleta, na partida entre Botafogo-SP e Novorizontino, válida pela Série B do Brasileirão. Guilherme Madruga recebeu o prêmio de gol mais bonito do mundo ao superar Nuno Santos (Sporting) e Julio Enciso (Brighton).
“Pai, não vão mais chamar o senhor de louco. Realmente estou virando um jogador profissional. E mãe, toda vez que a senhora chorava escondida quando eu estava longe, valeu a pena” – Guilherme Madruga, ao receber o Prêmio Puskás.
Essa é a terceira vez na história que um brasileiro recebe o Prêmio Puskás. Além de Guilherme Madruga, Neymar (2011) e Wendell Lira (2015) também venceram o prêmio de gol mais bonito do ano.
FIFA Fan Award: Hugo Daniel “Toto” Iñiguez
Além de premiar jogadores, o The Best da FIFA também coroa torcedores que se destacaram na temporada. Esse é o caso de Hugo Daniel “Toto” Iñiguez, vencedor do Fifa Fan Award. O argentino é torcedor fanático do Colón, de Santa Fé. No ano passado, ele viralizou ao aparecer alimentando o seu bebê com uma mamadeira durante um jogo do time do coração.
Segundo o site da FIFA, Hugo Daniel “Toto” Iñiguez é pai de três filhos: duas meninas, Milena (13) e Delfina (10), e Tiziano, a estrela mais nova do The Best 2023. Nascido em 31 de março de 2023, o bebê tinha menos de dois meses de idade quando foi flagrado sendo alimentado pelo pai durante uma partida do Colón.
FIFA Fair Play: Seleção Brasileira
O Brasil foi mais um dos vencedores do FIFA The Best 2023. Após ação contra o racismo em amistoso contra Guiné em junho de 2023, a Seleção Brasileira recebeu o prêmio FIFA Fair Play. A ação envolveu o uso de camisetas totalmente pretas durante o 1º tempo da partida, pela primeira vez em sua história.
Essa ação da Seleção Brasileira foi motivada pelo racismo sofrido por Vinicius Junior na Espanha, em jogo entre Real Madrid e Valencia. Infelizmente, esse foi apenas um dos casos de racismo envolvendo Vini Jr, que é constantemente atacado durante os jogos do Real Madrid.
Nenhum dos atuais jogadores da Seleção Brasileira recebeu o prêmio em mãos durante a cerimônia do FIFA The Best 2023. Essa tarefa ficou por conta de alguns ídolos e ex-jogadores da amarelinha, como Ronaldo Fenômeno, Cafu, Roberto Carlos, Roque Junior, Belletti e Julio Cesar.
“O racismo é uma questão de educação. Vamos educar as pessoas para que possamos viver em um mundo de igualdade. Desigualdade não serve no mundo do futebol” – Cafu, ao receber o prêmio FIFA Fair Play de 2023.
Seleção Masculina: confira os 11 jogadores escolhidos no FIFA The Best 2023
Com seis representantes, o Manchester City dominou a seleção masculina do FIFA The Best 2023. Confira como ficou a escalação dos 11 jogadores escolhidos para representar o melhor time do mundo: Courtois; Walker, Ruben Dias e Stones; Bernardo Silva, De Bruyne e Bellingham; Messi, Haaland, Mbappé e Vinicius Junior.
Seleção Feminina: confira as 11 jogadores escolhidas no FIFA The Best 2023
Com sete jogadoras, a Inglaterra dominou a seleção feminina do FIFA The Best 2023. Confira como ficou o time formado pelas 11 melhores jogadoras do mundo: Mary Earps; Lucy Bronze, Alex Greenwood e Olga Carmona; Ella Toone, Aitana Bonmatí e Keira Walsh; Lauren James, Alessia Russo, Alex Morgan e Sam Kerr.