Ødegaard está de volta a Madrid. Após o término de seu empréstimo ao Real Sociedad, ele retorna ao elenco a pedido de Zinedine Zidane, que não titubeou na tomada de decisão.
O jovem norueguês que chegou ao Real no ano de 2015, chegara ainda com seus 16 anos, mas com um status de ‘futuro craque’. Lá, é verdade que ele pouco foi utilizado. Foi emprestado duas vezes a equipes da Eredivisie ( Liga Holandesa): Heereveen e Vitesse. Porém foram passagens discretas. Nada que o credenciasse a um retorno, a efetivação.
Na última temporada (19/20) ele jogara, também por empréstimo, pela equipe da Real Sociedad. Onde, certamente, viveu sua melhor temporada. Disputou 31 partidas, marcou sete (7) gols – um deles contra o Real Madrid -, deu seis (6) assistências. Foi um jogador importante na boa temporada do clube Basco. Ajudando-os a chegar à final da Copa Do Rei, e também a beliscar uma vaga na Liga Europa, já que ocuparam a 6° colocação em LaLiga.
Entretanto, o que Ødegaard pode acrescentar ao elenco/time do Real Madrid?
Com um possível fim de ciclo do croata Luka Módric na trinca de meio-campistas, surge uma disputa para ocupação desta vaga. O Real que conta apenas com Fede Valverde – que lembremos, foi titular em alguns momentos na última temporada (19/20), e jogando bem -, e Isco; ganha mais um meia para esta “briga”.
Sabemos que Zizu gosta de meias que organizem o jogo, ataquem os espaços, mas que também acompanhem a fase defensiva. O tal “box-to-box”. Todavia, seria Ødegaard esse jogador? Ele que atuou muito pelo lado direito do campo pela Real Sociedad, ora afunilando (indo para o meio) para aproximar-se dos atacantes, ora mais preso a lateral, quase como um ponta direita, organizando, mas que não cumpria tão bem funções defensivas. Fazia o dele.
Ofensivamente ele pode e vai ajudar a equipe do Real. Porém, para exercer essa função que Módric fazia (e muito bem), pensando como Zidane arma suas equipes, ele teria que agregar muito no sem-bola. O questionamento que fica é: ele seria capaz?
Hoje, muito provavelmente, sera A chance de Ødegaard justificar o investimento que lhe foi feito. O Real Madrid ganha um talentoso jogador para a próxima temporada. O norueguês deixou saudades na Real Sociedad. Porém, será que ela se justificará?