O Flamengo vive seu melhor momento desde a chegada de Rogério Ceni, provavelmente desde a sáida de Jorge Jesus. Mas quando falamos desse Flamengo que no último domingo (21) assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na temporada, precisamos falar sobre uma alteração importante: A entrada de Diego Ribas no time titular.
De contestado por muitos a titular, nem o maior fã do jogador poderia imaginar algo do tipo. Arão foi recuado para a zaga, deixando vaga a posição de “1° homem de meio campo”. Poucos imaginariam que o camisa 10 faria essa função, já que nunca esteve habituado a jogar desta forma com frequência. Na teoria, eram alterações arriscadas, visto que mudaria quase que completamente dois jogadores de posição em reta final de Campeonato. Na vitória sobre o Palmeiras sobre o placar de 2×0, no estádio Mané Garrincha, essa dupla modificação estreiou entre os titulares. De lá pra cá, são 8 jogos, sendo 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota.
De certa forma, os rubro-negros se estabilizaram. Diego dá mais dinâmica ofensiva, melhora a saída de bola, controla melhor o jogo no meio campo. A preocupação era e ainda é na parte defensiva, visto que o meia já atingiu certa idade e já não possui o fôlego que um dia teve. Não atoa, o Fla sofreu 7 gols nesses 8 jogos mencionados anteriormente. De fato isso já se mostra um problema, basta pegar qualquer um desses 8 jogos e observar os gestos e movimentações de Diego na fase defensiva, claramente ainda se adaptando. Ofensivamente, mesmo limitado fisicamente, entrega. Nesses mesmos 8 jogos, os cariocas marcaram 17 gols, média superior a 2 gols por jogo. Pegando os 8 jogos anteriores a mudança de posição do camisa 10 e do camisa 5, o atual líder do campeonato marcou 14 gols e sofreu 9.
Mesmo ainda com críticas por parte da torcida, o rendimento do time nas duas fases do campo melhorou, e isso tem relação direta, também, com o camisa 10 da Gávea iniciando as partidas entre os titulares. Gostando ou não, Diego assumiu uma posição difícil e diferente, mas ainda assim, consegue ser importante e se mostra útil ao elenco.